segunda-feira, 27 de agosto de 2018

OS OSSOS SECOS PODEM VIVER?


Ezequiel 37:1-14

            Esta passagem contém uma pergunta retórica: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver?" Você pode imaginar como Ezequiel ficou?! Ele está no meio de um campo de batalha onde só havia devastação, cadáveres, e a tarefa de enterrá-los seria demasiada. Os ossos estavam branquejando ao sol. Diante deste quadro, o profeta responde: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes"
            Os ossos representavam a nação de Israel que foi levada cativa para a Babilônia. Era prática comum deste Império deportar os líderes, os intelectuais, a nata da sociedade, pois sem eles, as pessoas ignorantes e pobres eram facilmente dominadas. Aqueles que foram levados para uma terra estrangeira imaginavam que a situação era impossível solucionar, sentiam-se impotentes, um lamento comum emergia. Os ossos se secaram, e pereceu a nossa esperança, estamos completamente perdidos. Será que algum dia voltaremos à nossa pátria? Quando acabará esta situação? Por que Deus nos abandonou? Podem estes ossos viver? A resposta vem da boca de Ezequiel: “Ó Senhor soberano, só tu o sabes”
            Quando somos confrontados com os problemas que parecem impossíveis resolver, fica bem lembrar do profeta Ezequiel, sozinho num campo de ossos secos diante de uma tarefa impossível, fazer os ossos secos viver novamente. Quais são os seus “ossos secos”? Qual o fardo impossível que você está carregando? Seja qual for, podemos aprender três coisas com a experiência do profeta:
            Avaliar o tamanho do problema – V. 2 “Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos. ” Não havia como escapar da situação. Deus queria que Ezequiel tomasse ciência da gravidade da situação, fizesse um balanço. Aprendemos aqui que devemos enfrentar qualquer situação de frente. A realidade com a qual vamos lidar. Quais são os nossos pontos fortes e nossas fraquezas. Muitas vezes descobriremos que as circunstâncias não são tão ruins quanto pensávamos ser, e estamos equipados para lidar com elas. No v.4, Deus ordenou ao Profeta dar um segundo passo: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor. ” Você pode dizer, não sou um profeta, não posso profetizar. Mas a mensagem sutil aqui é esta: Deus ordenou a Ezequiel fazer alguma coisa. Ele pediu que o profeta profetizasse. Deus pode estar mandando-o fazer alguma coisa. Você não é um mero expectador. Assim como Ele fez através da voz do profeta, Ele agirá através da sua vida e em sua vida.
            Não estamos sozinhos, se participamos ativamente! A Palavra de Deus nos sustenta, assim como fez com Ezequiel. Ele foi fiel à Palavra e, por meio do poder da Palavra de Deus, o impossível se tornou exequível. Se estamos envolvidos ativamente com a Palavra de Deus, Seu poder se manifestará quando enfrentamos as situações complicadas. Ela nos levará ao quebrantamento, e reunirá os eventos e recursos de que necessitaremos para lidar com o problema. É a Palavra de Deus em nós que faz o milagre acontecer.
            Receberemos o poder de Deus – v.9 "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam". O Espírito trouxe vida aonde não havia vida. É assim conosco, o Espírito de Deus nos traz poder. Ele nos deu vida em Cristo Jesus. Quando estamos no “Espírito” e Ele em nós, aquilo que parece impossível, de repente, se torna possível. Devemos aprender a confiar no poder do Espírito de Deus em nós. Esse poder, essa força estará conosco para enfrentarmos as dificuldades que o mundo, a carne e Satanás impõem sobre nossas vidas.
            Há muito tempo, outro profeta falou: “Nenhuma arma forjada contra você prevalecerá, e você refutará toda língua que a acusar. Esta é a herança dos servos do Senhor, e esta é a defesa que faço do nome deles", declara o Senhor.” Isaias 54:17 Nenhuma arma forjada prevalecerá... Então, ossos secos podem viver. O que parece impossível é possível através do nosso trabalho com Deus, seguindo Sua Palavra e confiante no Espírito do Senhor.
                   Rev. Liberato Pereira dos Santos

Nenhum comentário: