sexta-feira, 5 de junho de 2009

BUSCAR A DEUS — UMA DECISÃO ACERTADA

A nossa vida é feita de decisões. E a maioria dos nossos problemas foram criados por nós mesmos por decisões erradas que tomamos. Assim como por uma resolução errada atraímos problemas, por uma certa, consertamos nossos erros e resolvemos os nossos problemas. Você se lembra de alguma decisão errada que já tomou? E de uma decisão certa? Quero, por meio deste editorial, convidar você a tomar uma decisão certa que lhe trará vida eterna com Deus, e conseqüentemente, prosperidade, paz, sucesso, vitória também para toda a sua família!

Aprenderemos com o rei Uzias que decidiu buscar a Deus.

Em II Cr 26:5, o rei Uzias buscou a Deus e foi instruído no temor de Deus, o Senhor o fez prosperar. Vemos em toda a história de Israel que o povo de Deus e seus reis sempre prosperavam, quando decidiam buscar a Deus e servi-Lo fielmente. Eles abandonavam a idolatria, reafirmavam a sua aliança com o Senhor e por isso vinha um tempo de paz, alegria e prosperidade. Porém, se esqueciam o Senhor e voltavam à idolatria e a toda a prática do pecado, atraíam sobre si maldição, escravidão, opressão, fome, miséria, pobreza, enfermidades e outras mazelas. Uzias, pela decisão de buscar ao Senhor, mudou a sua vida e a vida de todo o povo de Israel. E você hoje também pode mudar o seu destino e o destino da sua família, se decidir buscar ao Senhor, servi-Lo fielmente e render-se de coração a Jesus, a fim de que Ele seja seu salvador e SENHOR!

Atentemos para o vs.6 do mesmo capítulo. O rei Uzias teve de enfrentar uma grande batalha contra os filisteus. Os muros das cidades serviam de proteção e impediam a entrada das pessoas, eram verdadeiras fortalezas. Bastava olhar de longe e já dava para perceber que grande obstáculo e dificuldade a pessoa teria pela frente, se quisesse conquistar as cidades. Mas isso não intimidou o rei Uzias, que partiu com toda a garra e coragem, conseguindo derrubar os muros e alcançar seu propósito. Deus o ajudou a vencer os muros e lhe deu a vitória, tudo isso porque o rei Uzias decidiu buscar a Deus! Quais são os seus problemas e dificuldades? O que o impede de vencer na vida e conquistar seus sonhos? Decida buscar a Deus, entregue a sua vida a Jesus e Ele fará de você um vencedor, um conquistador! Salmos 55:22, Salmos 142:1-2.

O vs. 7 diz: “Deus o ajudou contra os filisteus, contras os árabes que viviam em Gur-baal e contra os meunitas.” O rei Uzias teve grande sucesso em seu reinado por haver tomado a decisão mais acertada da sua vida: Ele decidiu buscar ao Senhor! E Deus o honrou tremendamente, ele é comparado ao grande rei Salomão. Uzias tornou-se famoso e um rei forte, por causa de Deus, veja II Cr 26:15. Você está precisando da ajuda de Deus na sua vida? Você tem inimigos que tentam destruir a sua vida? Saiba que Deus prometeu ajudar-nos se o buscássemos, se decidíssemos segui-Lo fielmente. O que você está esperando para tomar a sua decisão de seguir ao Senhor? Decida buscar a Deus agora mesmo!

O rei Uzias prosperou, conquistou novos territórios, levantou um grande e poderoso exército, soube explorar a agricultura, mas, infelizmente, ao final, seu coração se encheu de orgulho ante tanto sucesso, fama, riqueza e poder, veja II Cr 26:16, e se esqueceu de Deus. Que pena. Uzias morreu leproso, observe II Cr 26:21. Não podemos buscar a Deus somente quando estamos precisando, mas em todo tempo, pois sem Ele não somos nada. Tudo que somos e temos advém das suas poderosas mãos. Devemos buscá-Lo com perseverança.

Está diante de você a oportunidade de decidir buscar ao Senhor, tornando-se discípulo de Jesus, recebendo a vida eterna e um grande amigo para ajudá-lo a vencer as dificuldades. Tome agora a sua decisão, ore ao Senhor e renda-se completamente a Jesus Cristo! Seja fiel a Ele até o fim e terá um Deus forte, que o ajudará em todos os momentos.

Rev. Liberato

quarta-feira, 3 de junho de 2009

JOÃO CALVINO, UM HOMEM QUE DEIXOU MARCAS PROFUNDAS NA HISTÓRIA

A mostra, que vem logo abaixo, nos dá uma idéia de como o grande reformador João Calvino aproveitava bem o seu dia. Algo me chamou atenção, iniciava e terminava com oração, demonstrando inteira dependência de Deus. Não defendo sua infalibilidade, assim como nós, ele acertou, mas também errou em alguns momentos de sua vida, porém sua trajetória foi marcada por um censo profundo da soberania de Deus em tudo.

(João Calvino estudando)

Veja, logo abaixo, como foi esse dia de Calvino:

SUÍÇA
A Calvino o que é de Calvino
Manuel Quintero

Genebra, sexta-feira, 29 de maio de 2009 (ALC) - De uma figura de dimensão universal, cuja obra e pensamento continuam influindo na vida do mundo até os dias atuais, era previsível que seus seguidores aproveitassem a data festiva de meio século do seu nascimento para prestar-lhe homenagens.

Mas uma exposição que está atraindo o público, nesta cidade, mostra um Calvino diferente do que muitas vezes nos apresentam seus seguidores e detratores, e possibilita deixar atrás as caricaturas e o mito e acercar-se do homem real em sua circunstância.

A mostra é fruto do empenho do Museu Internacional da Reforma, cuja diretora, Isabelle Graesslé, favoreceu uma perspectiva que não procura defender nem acusar Calvino, senão propor, com o auxílio de documentos e depoimentos, um inventário honesto de sua obra.

Falar de Calvino quando se cumprem 500 anos do seu nascimento exige colocá-lo em seu contexto histórico, assinalou Graesslé. A exposição “Um dia na vida de João Calvino” permite que apareçam as múltiplas facetas de um homem que ela qualificou ao mesmo tempo de genial “e suscetível, terno e insuportável”.

A exibição apresenta, em animação digitalizada, oito momentos no que teria sido “um dia ideal” dos muitos pelos quais passou o reformador em Genebra.

O
dia tem início às 4h da madrugada, quando Calvino acorda para orar pela primeira — uma prece escrita pelo mesmo para professar ao levantar-se.

O narrador conta que, em razão de sua saúde debilitada, depois de orar Calvino regressava sem demora ao leito e um servente trazia uma toalha morna para aliviar-lhe as dores estomacais.

Três horas mais tarde, depois de ter trabalhado com seu secretário a partir das 5h, Calvino aparece pregando em culto sobre o livro de Jô.

Calvino pregava na Catedral de São Pedro duas vezes a cada domingo e um dia da semana a cada quinzena. Eram sermões de 35 a 40 minutos. O reformador falava lentamente para facilitar a tarefa do estenógrafo que, a partir de 1549, tomava notas detalhadas de seus sermões.

O terceiro pavilhão mostra um episódio muito controvertido na vida do reformador: o julgamento de Miguel Servet. Popularmente, atribui-se a Calvino a morte na fogueira do médico e teólogo aragonês.

Aqui Calvino intervém para esclarecer seu papel neste fato, quando diz: “Muita gente ignorante me atribuiu este juízo, como se eu fora o instigador, quando na realidade ele foi realizado pelo Conselho, que é o poder judicial desta cidade. Não nego que Servet foi preso por petição minha. Mas depois de sua convicção, é bem sabido que eu não pedi para ele a pena de morte”.

O quarto momento, às 11h, apresenta uma animada e saborosa discussão no Consistório entre uma mulher, Francisca Favre, e o próprio Calvino, a propósito do baile — uma prática proibida na Genebra calvinista, onde seus infratores eram condenados a três dias de prisão.

Às 14h, Calvino está ministrando aula no Auditório sobre o capítulo 25 de Gênesis. Às segundas, terças e quartas-feiras, em semanas alternadas, Calvino ensinava uma hora sobre a Bíblia e, a partir de 1549 até a sua morte em 1554, concentrou suas lições no Antigo Testamento.

Às 16h, Calvino está ocupado em sua correspondência. Foi um prolífico escritor de cartas, das quais se conhecem umas 4.500, mas se calcula que uma quantidade similar desapareceu. Calvino correspondeu-se com gente de todas as esferas: príncipes e princesas, líderes protestantes, discípulos e simples pastores de aldeias.

Duas horas depois, Calvino está jantando com seus amigos. Para aliviar seus padecimentos estomacais e frequentes enxaquecas, abstinha-se de certos alimentos. Era, não obstante, um bom gourmet e, para o final de seus dias, aceitou os conselhos de seu médico, Philibert Sarasin, e acompanhou suas colações com uma copa de vinho.

O oitavo e último pavilhão mostra o reformador dizendo suas orações às 21h. Calvino foi um homem de uma rica espiritualidade, sempre disposto a dar graças pela misericórdia de Deus manifestada em Jesus Cristo.

Essa
magnífica exibição estará aberta até 1o de novembro de 2009. Trata-se de uma oportunidade excepcional para aproximar-se do Calvino real.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

A pior coisa que pode acontecer na vida é descobrir que parte dela foi perdida por causa de equívocos cometidos. Andar com Jesus, seguir constantemente seus passos, fazer parte de uma igreja cristã e agradar-lhe com o nosso bom comportamento podem ter muito mais a ver com mera aparência do que com a fé verdadeira.
Ter nascido numa família cristã não faz ninguém um cristão. Admirar Jesus a ponto de venerá-Lo não é o que faz o verdadeiro adorador. Podemos chegar a formar um fã-clube em Seu nome e, mesmo assim, não ser reconhecido por Ele, como Seus servos.
A forma como nos relacionamos com as suas palavras e a sua influência na direção e remodelação do nosso caráter são as chaves para o perfeito relacionamento com Ele. Jesus afirmou: "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". O entendimento correto e norteador destas palavras, bem como o seu reflexo em nossa alma, desarmando-a e convertendo-a, determinam diante de Deus e dos homens que tipo de cristãos somos.
Cristo é o caminho. Ele não está referindo-se a uma forma de comportamento, resultante de regras eclesiásticas recheadas de cargas religiosas ritualísticas, sob as quais, pesadamente, muitas pessoas caminham a fim de agradar a certas igrejas, sob o pretexto de agradar-Lhe. Não! Essas coisas, em si, só levam ao engodo da aparência e à insatisfação cristã pessoal e à crise! Ele está dizendo que é a estrada para Deus, o Pai. Como poderia dizer: "Eu sou a ponte, a porta ou o caminho que leva a Deus". Sem Ele é impossível desenvolver um relacionamento com o Pai.
Cristo é a verdade. Ele diz sem rodeios que é a única resposta, a verdade absoluta que põe fim na inquietude da alma humana, não na curiosidade intelectual do ser humano, como querem alguns. Só Ele é capaz de, pela sua luz, relevar o sentido divino da nossa existência. É exatamente isso o que Ele disse: "Eu sou a verdade que cala, sou a resposta final". Só Jesus nos aquieta diante das incertezas que não param, pois é a verdade da fé, inacessível à sabedoria humana, a qual satisfaz completa e definitivamente!
Cristo é a vida. Por mais fragilizada que esteja a vida, quando temos Jesus - a vida, somos espiritualmente intocáveis. Podem até nos roubar o fôlego da vida terrena, mas é d’Ele a garantia de uma vida eterna que põe fim às nossas dores, todas. Assim, pela suficiência de Cristo, não há necessidade nem sentido algum acreditar em outra opção para a vida eterna. Em Cristo, inexiste dívida contra nós, não há carma e nem se faz necessário a reencarnação - Ele é a vida, não a re-vida. A salvação, segundo Ele, é pela fé na obra d’Ele, não nas obras que possamos fazer... Ele nos ensinou que obras são a conseqüência, não o meio para salvação.
Diante disso, quem é Jesus para você? Não há possibilidade de vida plena sem Jesus, a solução dos problemas da humanidade está somente em Jesus! Por meio de Jesus chegamos ao céu, conquistado por sua infinita graça, e a vida eterna, descomplicada!
Minha oração é para que você de fato conheça Jesus e desenvolva um relacionamento íntimo com Ele, e somente assim terá vida em abundância.