quinta-feira, 16 de julho de 2009

DIA DO AMIGO

Segundo a Wikipédia, o Dia do Amigo foi adotado em Buenos Aires, na Argentina, com o Decreto nº 235/79, e foi gradualmente adotado em outras partes do mundo. A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro.
A base para uma amizade genuína é sem dúvida a lealdade. O sábio Salomão diz: “O amigo ama em todo o tempo; e na angústia nasce o irmão.” (Pv 17:17). Como é bom ter amigos com quem podemos contar nas horas mais difíceis da nossa caminhada, amigos leais que não medem esforços para nos ajudar.
Devemos procurar amigos que amem o Senhor e tenham corações puros, pois as más companhias corrompem os bons costumes. Paulo, orientando o jovem pastor Timóteo, afirmou: “Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” (II Tm 2:2). Podemos constatar que a maioria dos jovens são levados às drogas e à marginalização por influência das más companhias. Isto não implica que devemos ser inimigos daqueles que não vivem de acordo com a vontade de Deus, pelo contrário, devemos amá-los, mas repudiar suas práticas, que contrariem a Palavra do Senhor. Não podemos ser coniventes com aquilo que não agrada ao nosso Deus (Efésios 5.11).
Neste parecer, o melhor amigo que podemos ter é Jesus. Ele mesmo declarou: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” (Jo 15:15). Jesus é o melhor amigo, pois nele encontramos um companheiro que estará sempre ao nosso lado, conforme Ele afirmou: “... E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (MT 28:20b). Ainda que todos nos abandonem, Ele permanecerá conosco. Jesus como amigo é um grande conselheiro, seus ensinos e conselhos são incomparáveis. Ao ler seu sermão do monte, ficamos maravilhados com tantos ensinos preciosos, que nos tornam homens e mulheres bem-aventurados ao praticá-los. Jesus como amigo é um grande confortador, pois nele encontramos consolo, ânimo e proteção para as horas de tribulação. O salmista expressou com muita convicção essa verdade: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” (Sl 23:4).
Por outro lado, devemos ser bons amigos. Paulo nos dá uma boa receita para o desenvolvimento de uma amizade saudável: “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo; não olhe cada um somente para o que é seu, mas cada qual também para o que é dos outros.” (Fl 2:3-4). Devemos ter o máximo cuidado de evitar os mexericos e conversas fiadas, que podem destruir grandes amizades. Salomão nos lembra: “O homem perverso espalha contendas; e o difamador separa amigos íntimos.” (Pv 16:28). Sejamos amigos verdadeiros, canais de bênçãos na vida daqueles que estão à nossa volta, pois vale a pena manter os nossos amigos. Mais uma vez o sábio diz: “O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo. Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia de tua adversidade. Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe.”( Pv 27:9-10).
Que o nosso Deus nos ajude na arte de ter e ser amigo, a fim de que tenhamos relacionamentos saudáveis e abençoadores. Feliz dia do Amigo!