sábado, 21 de novembro de 2009

A IGREJA E A EVANGELIZAÇÃO


A Igreja tem perdido muito de suas características primitivas; é certo que vivemos tempos diferentes daqueles, mas não há dúvida de que a Igreja está perdendo seu zelo pelo evangelho.


Alguém afirmou: “No passado os crentes eram perseguidos por causa do evangelho, mas, hoje, o evangelho é perseguido por causa dos crentes”. Para que haja um evangelismo eficaz, a Igreja precisa ter vida espiritual e moral saudáveis.


A igreja precisa resgatar seus objetivos: o apego à Palavra, oração, o cuidado com a vida devocional, a responsabilidade pessoal com os perdidos, testemunho, discipulado dos seus membros e o aproveitamento dos leigos na obra missionária. Como tem sido o trabalho de evangelismo das Igrejas? Quem está fazendo este trabalho? Poucas pessoas estão de fato envolvidas nessa obra. Como está sendo feito o discipulado?


Onde há uma Igreja viva, que prega a verdade, ora, testemunha de Jesus, adora com entusiasmo, o povo se converte. Quando me refiro à igreja viva, não estou falando de igreja barulhenta, mas de Igreja que trabalha, de igreja que ama o Senhor Jesus e obedece a sua palavra. Em Atos dos Apóstolos, encontramos o segredo do poder espiritual: “Todos os dias no templo e nas casas não cessavam de ensinar e anunciar a Jesus Cristo”. Temos aqui evangelismo e discipulado exatamente como Jesus ordenou, todos os dias. O segredo do crescimento é a pregação do evangelho todos os dias; cada crente reconhecia sua responsabilidade diante de Deus e do mundo. Deus não precisa de shows, mas de corações contritos, quebrantados, humildes, dispostos a obedecer.


A Igreja precisa crescer, porém a história comprova que nem todos que professam a fé crescem em sua maturidade religiosa. Poucos podem dizer como Paulo: “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.” Quais são as coisas de menino que existem nas igrejas? Ressentimentos, desentendimentos, intrigas, inveja, desvios doutrinários, murmuração. A maioria das igrejas hoje e até lideres tem esses problemas, porque nunca levaram a sério o estudo da Palavra de Deus. São crentes com 10, 20, 30 anos, mas não tem segurança doutrinária e não são capazes de dar razão da sua fé. Dr R. A. Torrey disse: “99% dos crentes estão apenas brincando de estudar a Bíblia, por isso 99% são anões espirituais, quando poderiam ser gigantes, tanto na vida quanto no serviço”.


Amados irmãos, Jesus entregou a bandeira do evangelho aos apóstolos e à Igreja primitiva, eles cumpriram a missão, evangelizaram o mundo daquela época; agora está em nossas mãos, a ordem é: indo, façam discípulos. Foi com derramamento de sangue que o evangelho chegou até nós, mas temos negligenciado. Cometemos o pecado de achar que estamos fazendo muito, mas na realidade perdemos campo para as seitas heréticas e falsas religiões, que crescem assustadoramente em nosso país. Temos que admitir que não conseguimos fazer com que o evangelho, poder de Deus, penetre nos corações das massas deste mundo. Precisamos acordar, as portas estão abertas como nunca estiveram, é necessário que espalhemos a divina semente do evangelho em todos os lugares de nosso país.


Se cada membro da IPN alcançasse uma alma para Jesus por meio da pregação do evangelho, em um ano dobraríamos o número de membros, imagine! Mas há crentes que nunca levaram uma alma a Jesus.

Que o Senhor nos desperte para tão nobre missão, pois a Palavra diz: “Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!” Sejamos servos obedientes. Rev. Liberato

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

RECOBRANDO A LUCIDEZ

Lucas 15:17
Quando alguém cai em si, compreende que o mundo sempre decepciona. Infelizmente, muitos não atentam para essa verdade e se iludem com as coisas efêmeras da vida. Gastam seus dias com aquilo que é passageiro, daí por que precisamos viver com sabedoria. A história do jovem desta passagem nos convoca a refletir nas seguintes realidades:
As riquezas do mundo são passageiras. Há milhões de pessoas que colocam sua confiança nos bens materiais, vivem em razão das riquezas, toda sua vida gira em torno do adquirir e possuir; às vezes chegam a prejudicar outros para conseguir o que deseja, mas esquece que suas riquezas são passageiras, um dia terá que deixar o mundo e tudo que possui. Jesus adverte: “O que adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder sua alma? Ou o que daria em resgate de sua alma?”. Quando a pessoa cai em si, entende que as riquezas deste mundo são passageiras.
O cuidado com as falsas amizades. Quantas pessoas já puderam perceber isso? Pessoas em quem confiaram, em favor de quem dariam a vida, lhes causaram decepção, porque suas amizades eram falsas. Paulo adverte: “as más companhias corrompem os bons costumes”. Quantos jovens tinham um futuro brilhante pela frente, e hoje, estão na sarjeta por causa da influência de falsos amigos. Estas são as amizades do mundo. Precisamos ter cuidado, pois as afeições podem ser falsas, egoístas, só em Jesus podemos encontrar um verdadeiro amigo, amigo mais chegado que um irmão. Ele nunca decepciona.
Os prazeres são passageiros. Há pessoas que vivem para os prazeres, bebida, sexo, drogas, clubes e outras diversões, e acham que a vida consiste apenas nisso. Se não obtiver estas coisas não vale a pena viver. E cada dia busca mais, porque precisa de satisfação, mas não sai no fundo do poço. O dia seguinte dos prazeres é doloroso, é angustiante. A bênção do evangelho está em viver consciente de que o que mundo oferece nunca satisfará plenamente, ao contrário só retira tudo de nós; perdemos aquilo que temos de melhor. Quando uma pessoa cai em si, compreende que os prazeres do mundo são breves, rápidos e, além disso, deixam grandes prejuízos em nossa vida. Quantos acidentes causados pelo uso de bebidas? Quantos lares destruídos? Quantas crianças abandonadas por causa do sexo livre, as quais não conhecem o pai?
A liberdade do mundo é enganosa. Depois de um dia vem outro dia; e nada melhor que o tempo para mostrar como é enganosa a liberdade que o mundo apresenta. Aquilo que hoje chamam de liberdade, amanhã terão que chamar de escravidão. Quantas pessoas começaram a beber porque eram livres, donos de suas próprias vidas, hoje não conseguem deter o costume, porque são escravas. Onde está a liberdade, por que não deixam o vício? Porque a liberdade que buscaram foi enganosa e perderam o domínio de suas próprias vidas. Assim, acontece com o fumo, drogas e também com as falhas de caráter. Começam porque são livres, mas morrem porque são escravos da falsa liberdade. Muitos iniciaram na vida sexual porque eram livres, hoje são prostitutas, adúlteros, homossexuais, mães solteiras, aidéticos, foram iludidos por uma independência falaciosa.
O desejo do meu coração é que não nos esqueçamos dessas verdades e, caso conheçamos alguém que precisa recobrar a lucidez, possamos ajudá-lo por meio do evangelho, pois aquele que o FILHO libertar, verdadeiramente será livre.
Rev. Liberato