sábado, 5 de julho de 2008

APRENDENDO COM O SENHOR

“Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus; guie-me o teu bom Espírito por terreno plano.” Sl. 143:10 Ao longo de nossa existência, sempre estamos aprendendo coisas novas, que são úteis para o nosso crescimento e progresso. Na vida cristã, estamos também a aprender verdades importantes para o nosso crescimento espiritual. Ao pensarmos sobre a vontade de Deus para a nossa vida, sabemos que ela é boa, agradável e perfeita. Reconhecemos que Deus tem boas coisas para dar aos seus filhos quando estes lhe pedem. Por isso, com propriedade, o salmista pede a Deus que lhe ensine fazer a vontade do Senhor. Esta deve ser a disposição dos nossos corações diante do Senhor: “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus.” Ensina-me, Senhor, a orar! Quero aprender a orar, pois não sei orar como convém. Quero ser humilde na tua presença, tendo um coração quebrantado, reconhecendo os meus pecados e suplicando o teu perdão. Ensina-me a interceder por aqueles que necessitam de tua graça, para que possa orar sem cessar por todos que carecem do auxílio do Senhor.
Ensina-me Senhor a ser grato! Grato por tudo o que o Senhor é e por tudo que o Senhor faz. Grato pelas obras maravilhosas do Senhor em minha vida. Grato pelas vitórias alcançadas. Grato pelas lições aprendidas. Grato pelas provações que me fazem crescer. Grato pelas respostas das orações. Grato pela salvação que tenho em Jesus.
Ensina-me Senhor a amar! Amar o Senhor de todo o meu coração, com todas as minhas forças e de todo o meu entendimento. Ensina-me a amar-te, dedicando o melhor do meu tempo, dos meus recursos financeiros, dos meus dons. Que o meu amor para contigo seja expresso no serviço abnegado que te presto na tua igreja. Ensina-me também a amar o meu próximo. Que nenhuma barreira me impeça de demonstrar ao meu semelhante o meu amor. Mesmo que ele me persiga ou seja meu inimigo, ensina-me a amá-lo, pois assim fazendo estarei obedecendo a tua Palavra. Ensina-me a amar aqueles que me são caros e tanto considero. Ensina-me a amar meus familiares, os meus amigos e meus irmãos em Cristo.
Ensina-me a transmitir o evangelho! Dá-me sabedoria para aproveitar as oportunidades e anunciar as boas novas de salvação aos homens que vivem na escuridão. Traze sempre à minha mente a tua Palavra, para que, no abrir de minha boca, possa fluir vida aos que estão mortos no pecado.
Sempre estaremos aprendendo na Palavra do Senhor, e, dia a dia, possamos nela meditar e escutar a voz do Senhor, ensinando-nos a sua vontade perfeita.
Ensina-me Senhor a fazer a tua vontade, de modo que ela se cumpra plenamente no meu viver, assim como ela é feita nos céus.
Rev. Liberato

sexta-feira, 4 de julho de 2008

MAIS UM EXCELENTE E-BOOK

Uma obra que nos ajuda a compreender melhor as três filosofias mais importante da história da humanidade: Teísmo, Humanismo e o Panteísmo.



Veja o prólogo do livro, creio que lhe motivará à leitura.
No dia 22 de novembro de 1963, três grandes homens morreram com intervalo de poucas horas um do outro: C. S. Lewis, John F. Kennedy e Aldous Huxley. Todos eles criam, de diferentes maneiras, que a morte não representava o fim da vida humana. Suponha que tivessem razão e suponha que se tivessem encontrado após a morte. Como teria sido a sua conversa? Esta teria feito parte do "Grande Debate" que tem ocorrido por milênios, pelo fato de representarem estes três homens as três filosofias de vida mais importantes de nossa história humana: o antigo teísmo ocidental (Lewis), o moderno humanismo ocidental[i] (Kennedy) e o antigo panteísmo oriental (Huxley).
[i] Uma palavra de explicação sobre o termo humanismo. Ele pode ser usado de três maneiras diferentes. (I) Em seu sentido mais lato, como herança da Grécia e Roma antigas, significa a importância e valor do Homem, especialmente em oposição à Natureza. Neste sentido, ele não apenas é compatível com o teísmo bíblico tradicional, como é um ingrediente dele. (2) Em seu sentido mais restrito, como produto do secularismo e ateísmo modernos, especialmente desde a Revolução Francesa, ele significa o Homem tomando o lugar de Deus. Neste sentido, ele não apenas é incompatível com o teísmo como também passa a ser seu maior inimigo. (3) Entretanto, esse termo também é usado com freqüência em um terceiro sentido, situado entre os dois primeiros, e que é também distintamente moderno: dá mais ênfase ao Homem do que a Deus; á atividade social "horizontal" mais do que à experiência religiosa vertical; e à religião sem revelação, sem o sobrenatural, dogma, milagres, mistério ou autoridade. É neste último sentido que o usamos aqui.

Lewis aceitava o cristianismo de forma pura, ou simples. Ao invés de reinterpretá-lo à luz de qualquer outra tradição, antiga ou moderna, oriental ou ocidental, ele interpretava essas tradições à luz do cristianismo. Assim, a exemplo dos filósofos cristãos medievais, ele usava muito da antiga cultura ocidental, especialmente Platão e Aristóteles, para firmar sua apologética cristã.

Kennedy, conquanto não fosse um filósofo ou teólogo, provavelmente era, de forma geral e vaga, um cristão humanista, no sentido em que esse termo foi definido atrás. Embora não expressasse publicamente suas convicções religiosas pessoais (o que é, em si, uma atitude mais humanista que tradicional: confinar a religião à vida particular), temos provas suficientes para o classificarmos como tal. De qualquer forma, tomo a liberdade literária de supor que Kennedy tenha sido um cristão moderno típico para estabelecer este trio completo e representativo. O propósito deste diálogo não é a exatidão histórica; o argumento é tudo, como o é para o Sócrates de Platão.

Nosso terceiro homem, Aldous Huxley, expressou suas crenças religiosas mais profundas em uma antologia de sabedoria mística, The Perennial Philosophy ("A Filosofia Perene"), embora seja mais conhecido pelos romances que escreveu. Como Kennedy, ele às vezes usava categorias cristãs para conter uma substância diferente, ao invés de fazer como Lewis, que usava categorias gregas ou modernas para conter substância cristã. No caso de Huxley, a substância era o panteísmo, e ele reinterpretou o cristianismo como uma forma de filosofia universal, "perene", do panteísmo. É uma verdade histórica o fato de estar o gnosticismo de Huxley mais próximo do centro de sua religião do que seu panteísmo; mas tomo novamente liberdades literárias de ênfase para favorecer o argumento no diálogo.

Faça o dwonloard, e boa leitura.

http://www.esnips.com/doc/fd7073a9-cf55-4a52-b590-27550996145e/Peter-Kreeft---O-Dialogo

quarta-feira, 2 de julho de 2008

ESTÁ APROXIMANDO A VOLTA DE JESUS?


Jesus em seu sermão profético falou de sinais que precederiam sua vinda:

"E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai ao filho; e levantar-se-ão os filhos contra os pais, e os farão morrer." MC 13:12

Vejam alguns casos mais recentes de violência famíliar, algo que está cada vez mais presente, será que estamos próximo do fim?

Mãe é acusada de jogar filha de oito meses pela janela
Delegado afirma que ela teria dito: "eu queria me livrar do pacote. Sempre fui incompetente para cuidar dela"
Ricardo Valota, do estadão.com.br - 1/7/2008 09:44:00
SÃO PAULO - A polícia de Curitiba acusa a enfermeira Tatiane Damiane, de 41 anos, de ter jogado a filha de oito meses do sexto andar de um prédio de classe média, na região central da cidade, na noite de segunda-feira, 30. Segundo o delegado Antonio Campos de Macedo, em depoimento, a mulher teria dito "queria me livrar do pacote. Sempre fui incompetente para cuidar dela".

Mãe é presa suspeita de jogar bebê pela janelaMãe é presa suspeita de jogar bebê pela janela - Quarta-feira, 2 de julho de 2008 - Jornal da Alterosa 1ª Edição
A mãe de uma recém-nascida é suspeita de jogar o bebê da janela de uma instituição de caridade em Matozinhos, na Grande BH. A criança foi encontrada no chão depois de cair de uma altura de dois metros e meio. A mulher passou a noite na cadeia de Pedro Leopoldo. O caso vai ser encaminhado para a delegacia de Matozinhos, onde outros funcionários do abrigo devem ser ouvidos. Por enquanto, os outros filhos da suspeita vão continuar no abrigo onde já estavam morando. A família foi mandada para esse abrigo, em fevereiro, depois que o marido da mulher, pai das crianças, foi assassinado em São Paulo. Irá ser investigado se a mãe do bebê está com depressão pós-parto, que acontece devido à grande variação de hormônios no corpo da mulher logo após a gravidez e pode ser agravada pelas condições sociais. Isso tudo tem que ser levado em conta pela justiça antes de qualquer julgamento.

Homem tenta jogar filho de 3 anos pela janela
Publicado por Débora Iankilevich
21-Jun-2008 17:01
Caso ocorreu em São José dos Campos; criança recebeu duas facadas, foi operada e passa bem
Um homem de 28 anos foi preso na madrugada deste sábado (21) após agredir e ameaçar jogar o filho, de três anos, do quarto andar do prédio onde mora, no bairro Jardim Satélite, em São José dos Campos.
De acordo com a polícia, o pai da criança teria cortado a rede de proteção e, com o filho no colo, ameaçava jogá-lo. Enquanto o pai ameaçava a criança, a mãe ficou trancada dentro de um quarto no apartamento. Os policiais que atenderam a ocorrência contam que, enquanto o homem mantinha o filho no colo e um vizinho tentava evitar que ele ferisse a criança, decidiram arrombar a porta e libertar o menino.
De acordo com a reportagem da TV Vanguarda, a criança foi levada para o hospital com dois cortes profundos provocados por uma faca. A mãe só conseguiu sair do local onde estava presa com a chegada dos policiais.
O delegado que conduz as investigações não aponta uma causa específica para o que aconteceu, mas diz que há fortes indícios de que o pai sofra de problemas psiquiátricos. O rapaz de 28 anos ficou preso sob escolta no Hospital de Saúde Mental, no Jardim Satélite. Depois, ele foi levado para a cadeia de Jacareí. Um dos golpes de faca atingiu o pulmão do menino. Ele foi operado e passa bem.

Pai mata filho em ritual de magia negra no Piauí - Quarta, 4 de setembro de 2002, 20h38
Policiais da cidade piauiense de São João da Serra (155 quilômetros ao Norte de Teresina) desvendaram, hoje, o assassinato do estudante Marcos José Bastos, 12 anos. O corpo do menino foi esquartejado a facadas: o tórax dividido em três partes, pernas e braços separados do corpo e cabeça esmagada.
Filho mata pai por não assistir ao jogo da Seleção
Um homem estrangulou e matou o pai na tarde de ontem, em João Pessoa, na Paraíba, por não poder assistir ao jogo da Seleção Brasileira pela televisão. Roberto Carlos Guedes da Silva, 38 anos, teria ficado com raiva porque precisaria de uma extensão elétrica, que estava sendo usada por sua irmã.

Pai mata filho de seis anos em Minas Gerais
Assassinato
Belo Horizonte - Um pai esfaqueou e matou, na madrugada de ontem, o filho de seis anos e feriu a filha, de quatro, no município de Guaraciama, a 369 quilômetros de Belo Horizonte, na região norte de Minas Gerais. De acordo com a 67ªCompanhia da Polícia Militar de Bocaiúva, onde a ocorrência foi registrada, o lavrador José dos Reis Freitas Godinho, de 35 anos, ainda tentou se suicidar desferindo duas facadas contra sua barriga e o pescoço.

Pai mata filho a pedradas no RS
Fevereiro 7, 2008 in Crime, Jovens, Notícias, Sociedade, Tropa de Elite
Um Monstro de 25 anos matou uma criança de 4 anos a pedradas e feriu a outra de um ano na nuca com uma faca para se vingar da mãe dos menores. Ele estava separado da mulher fazia duas semanas.

Pai mata filho após discussão violenta PAULO JULIÃO, Viana do Castelo
Viana do Castelo. Agressão depois de discussão sobre dinheiros envolveu arma brancaNa freguesia de Vila Nova de Anha, Viana do Castelo, há muito que se temia o pior. Eram constantes as agressões entre Paulo, um jovem de 30 anos que sofria de problemas do foro psiquiátrico, e o pai, Manuel Dantas. Episódios que culminaram na quarta-feira à noite com o morte do jovem e ferimentos graves no pai, depois de uma violenta discussão.

Pai mata filho por causa de celular, o negócio é sério hein?
Briga foi motivada pelo sumiço do telefone; acusado foi detido no local do crime. Uma discussão motivada pelo desaparecimento de um telefone celular acabou levando um pai a assassinar o filho com uma facada. O crime ocorreu na madrugada de domingo, em Três Corações, no Sul de Minas. Segundo a Polícia Militar, depois de ferido com um golpe no peito, a vítima, o lavrador Carlos Augusto Silva Júnior, de 24 anos, correu para a rua, no bairro Cotia.

Filho dispara 40 vezes e mata pai em S. José
Crime na Vila Rossi abala a cidade; rapaz se entrega à polícia logo após a execução, mas não revela motivo do assassinato
São José dos Campos
Pedro Ivo PratesO auxiliar técnico Roberto de Oliveira Silva, 23 anos, executou seu pai a tiros na Vila Rossi, na região norte de São José dos Campos. Após disparar 40 tiros, Silva ligou para Polícia Militar e ficou ao lado do corpo aguardando para ser levado à delegacia.

Filho mata pai com facada durante culto evangélico
Segundo testemunhas, os dois começaram a discutir durante reunião na casa da família.Um rapaz de 22 anos é suspeito de matar o pai – um aposentado de 47 anos – durante uma reunião evangélica na casa da família em Osasco, na Grande São Paulo. O crime ocorreu por volta das 15h20 deste domingo (26). Testemunhas contaram à polícia que pai e filho começaram a discutir sem motivo aparente. Em seguida, o rapaz teria pegado uma faca de cozinha e cortado o pescoço do pai. Ao ver o pai ferido, o rapaz ficou desesperado e fugiu, levando a arma do crime.

Filho mata pai e enterra cadáver na garagem da casa no Sertão
Um crime brutal chocou a toda comunidade do município de Imaculada, no Sertão Paraibano. O estudante Silvano Pontes Diniz, 18 anos, esta sendo procurado pelo assassinato do próprio pai, Domingos Mota Diniz,44 anos, em seguida enterrou o corpo na garagem da casa localizada na Rua José Camboim Alves no centro da cidade.

Filho mata a mãe e esquarteja o corpo
Plantão Publicada em 08/02/2007 às 18h07mLeonardo Guandeline, O Globo Online
SÃO PAULO - A polícia de Guarulhos, na Grande São Paulo, esclareceu o sumiço da aposentada Zena Gleides da Justa Carneiro, de 51 anos, desaparecida desde novembro passado. Zena foi morta e teve o corpo esquartejado pelo filho, Tiago da Justa Carneiro, de 22 anos. O crime aconteceu no dia 24 de novembro, no apartamento onde os dois moravam, no bairro Bom Clima. O rapaz será indiciado por homicídio qualificado, vilipêndio e ocultação de cadáver. Se condenado, pode pegar de 12 a 30 anos de prisão.

26/03/2005 -- 11h14Filho mata própria mãe a golpes de foice
Aurora Alves da Silva Bellemer, de 81 anos, foi morta com golpes de foice na madrugada desta sexta-feira. O autor do crime foi o próprio filho da vítima, Paulo Alves da Silva, 43. O crime aconteceu por volta da 1h30 dentro da residência da vítima, no Jardim Humaitá, em Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Depois de cometer o crime, Paulo permaneceu na moradia onde foi autuado em flagrante. Segundo informações, o assassino sofre de distúrbios mentais.

Filha mata a mãe para ver show do CalypsoUma
adolescente de 17 anos é suspeita de matar a mãe com 27 facadas no bairro Cauamé, em Boa Vista, em Roraima. A vítima, a professora Maria Junia Batista, 38 anos, teria negado o carro para a filha ir a um show da banda Calypso com amigas, na noite de sábado, o que teria motivado a briga e posteriormente o homicídio. Após o crime, a adolescente foi à festa.“Ela contou que lavava uma faca e foi até o quarto onde a mãe se encontrava. Elas começaram a discutir novamente, e, no calor da discussão, a adolescente disse que enlouqueceu e foi possuída pelo demônio(ups..sempre culpa do Demo) e não sabe quantas facadas desferiu na mãe”, conta a delegada.

Bem, vou ficando por aqui, pois são tantos casos, além do mais causa-me indignação, revolta e tristeza.

Espero ter provocado em você leitor a reflexão sobre a volta de Jesus. Temos o compromisso de anunciar o Evangelho, pois somente Ele é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crer. A Palavra de Deus liberta o homem do pecado, e sabemos que o pecado é a causa de tanta violência! Anunciemos a tempo e fora de tempo que JESUS VOLTARÁ!
Deus o abençoe grandemente.
Rev. Liberato

segunda-feira, 30 de junho de 2008

VERDADEIRA IDENTIDADE

Vivemos em um país religioso, onde milhões de pessoas, ao passarem por um templo, cemitério, e alguns atletas, ao entrarem em campo, fazem o sinal da cruz, supondo, com o gesto, estar protegendo-se de alguma coisa má, conforme costume ou tradição religiosa. Outros acham que ser cristão é apenas possuir determinados estereótipos, tais como: nascido em família cristã, ir à igreja aos domingos, carregar uma Bíblia, tamanho do cabelo, tipo de roupa. Mas o que identifica um cristão verdadeiro?
Jesus diz: “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos; se tiverdes amor uns aos outros” (Jo 13:35). Esta declaração fala da legítima identidade do cristão — o amor fraternal — qualquer outra é apenas religiosidade ou sistemas humanos.
Com base nisso, algumas perguntas se fazem necessárias. Temos amado os irmãos verdadeiramente? Temos orado uns pelos outros? Alegramos-nos quando o irmão é honrado, quando prospera? Preocupamo-nos e tomamos alguma providência, quando o irmão está em dificuldades?
A Bíblia não define o amor, mas nos diz: “O amor é paciente, é benigno” (I Co 13:4).
Ainda em Coríntios, Paulo diz o que o amor não é: “Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.”
Façamos uma análise de nossas vidas à luz deste texto. Faça um teste, compare as suas atitudes com as palavras acima citadas e peça a Deus para mudar sua vida.
Como devemos servir a Deus com nossos dons e serviços? Deus não quer qualquer serviço, feito de qualquer jeito, porque para Deus conhecimento, profecia, mistério, ciência, fé, obras não tem nenhum valor se feito sem amor.
O amor é o princípio fundamental do cristianismo. Jesus elogia a igreja de Éfeso pelas suas obras, pelo esforço, perseverança, zelo pela doutrina, pelo sofrimento no trabalho do Senhor, mas repreende-os porque abandonaram o primeiro amor. (Ap 2:1-4)
Precisamos preservar sobre todas as coisas, o amor pelo Senhor e pelos irmãos, o ativismo pode cansar-nos e esfriar o nosso amor.
O padrão do amor. “Assim como vos amei...”. Jesus repete várias vezes a mesma expressão: “Novo mandamento vos dou; que vos amei uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros.” (Jo 14:34). “Assim como”, é da mesma maneira, com a mesma essência, com a mesma intensidade.
O amor aos irmãos e a Evangelização. Se nos amarmos, o mundo conhecerá que somos discípulos de Jesus. O amor nos leva a unidade e a unidade é a chave da evangelização. “A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviastes”. Deus quer que nos amemos verdadeiramente, conforme o apóstolo Pedro escreve em 1 Pedro 1:22
Como saber que amamos a Deus e aos irmãos? É simples, pegue sua Bíblia e verifique o que Jesus nos fala no Evangelho Segundo João capítulo 14 versículos 21 a 24.
Quando amamos a Deus, também devemos amar os irmãos, porque o amor procede de Deus.
Jesus nos chama para um nível de amor mais alto do que o da lei. Na lei, amar o próximo é não lhe fazer mal, como Paulo define em Romanos 13:8-10. No evangelho amar o próximo é dar a vida por ele, é a prática do “assim como eu vos amei...” Amar é sacrificar-se, é importar-se, é compartilhar tempo, bens, recursos e oportunidades pelo e com o outro.
Que o Senhor nos ajude a portar essa identidade, de modo que o mundo veja que de fato somos filhos da luz. Rev. Liberato