quarta-feira, 15 de abril de 2015

CONTRA A CORRUPÇÃO


      A corrupção é algo que está nas entranhas dos homens, é fruto do pecado. Desde a queda, o homem sem a redenção em Cristo Jesus, está completamente corrompido. Seu coração, pensamento e atos são velozes para praticar aquilo que contraria o propósito de Deus, e consequentemente, prejudica o seu semelhantes, e a si mesmo. 
     Estamos vivendo, em nosso país, um momento vergonhoso! Como afirmou o grande jurista Rui Barbosa: "Chegará o dia em que os homens terão vergonha de ser honestos." Esse é o tempo. A roubalheira, mentira, promiscuidade e tantas outras mazelas dominam o nosso país. O mais triste é perceber que aqueles que praticam gozam de mais prestígios, fama e poder do que aqueles que procuram viver honestamente. 
        Não podemos nos calar. 
      Em primeiro lugar não praticando tais coisas, sendo sal e luz, e concomitantemente levantando a nossa voz de protesto, denunciando o pecado.
   Transcrevo aqui um excelente pronunciamento da Aliança Evangélica Brasileira sobre o assunto:

CONTRA A CORRUPÇÃO

Com as mãos prontas para fazer o mal, o governante exige presentes, o juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto.
(Miquéias 7.3)
O ser humano caiu e tornou-se corrupto, aberto para todo tipo de maldade. Ele passou a viver por conta de seus próprios desígnios e se afastou do bem querer de Deus.
Deus sempre chamou seu povo para cuidar dos grupos mais vulneráveis da sociedade e buscar a justiça, como em Isaías 1.17 e 59.15. O profeta Miquéias condena o abuso dos tribunais por defraudarem as pessoas tomando seus meios de vida (Miquéias 2.2), o abuso dos cargos públicos através do suborno (3.11), as riquezas adquiridas através de práticas comerciais desonestas (6.10, 11) e a conspiração das pessoas no poder para o seu próprio benefício (7.3). As palavras de Tiago contra os ricos corruptos também são duras (Tiago 5.1-6).
O que é corrupção?
Corrupção pode ser definida como abuso de poder para o benefício próprio à custa de outros ou da sociedade como um todo. Este abuso pode ser exercido por pessoas, por grupos, por organizações, por empresas, corporações e instituições religiosas também.
A corrupção é um câncer social que, de muitas maneiras, afeta toda a sociedade. Todas as classes sociais são responsáveis e são afetadas, embora os mais pobres sofram as mais injustas consequências da corrupção.
Uma das formas de corrupção é o suborno, que pode ser definido por “oferecimento, concessão ou promessa de vantagem financeira ou de outro tipo para induzir o receptor a desempenhar suas funções ou atividades indevidamente ou recompensá-lo por já ter agido”. (Documentos do Tearfund sobre o tema.)
A corrupção também tem relação com a vivência da fé cristã e suas implicações éticas, tanto no aspecto pessoal quanto coletivo. Onde há corrupção, há corrompidos e corruptores. É uma manifestação de injustiça. Do lado do corruptor há clara manifestação de desonestidade e também de abuso de poder econômico, ao usar do dinheiro para obter um favor, uma facilitação ou uma vantagem ilegal. Do lado do corrompido, há também desonestidade associada à ganância, que o leva ao ganho indevido e muitas vezes ilegal.
Alguns dados sobre a corrupção
Segundo o diretor-executivo da ONG Transparência Brasil, Cláudio Weber Abramo, e Gil Castello Branco, diretor-executivo do Contas Abertas, é muito difícil quantificar a corrupção por causa de sua própria natureza. Mas um estudo da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, de 2010, estimou que ele fica entre R$ 50 bi a R$ 85 bi por ano. Isso corresponde a 2,3% de toda riqueza produzida no Brasil em um ano. Embora, a evasão e sonegação tenha caído percentualmente em relação ao PIB, comparada a décadas anteriores, osnúmeros da corrupção envolvem muito dinheiro!
Há um Índice de Percepção da Corrupção (IPC), fornecido pela ONG Transparência Internacional, que indica o grau de corrupção entre os funcionários públicos e políticos. São avaliados atualmente 177 países. No IPC de 2013, o Brasil tem nota 42, ficando em 72º lugar dentre as nações. A nota varia entre zero (um país mais íntegro) a 100 (um país mais corrupto). E nãos nos esqueçamos de que a corrupção também é praticada na esfera das empresas privadas.
Esse IPC foi divulgado no início de 2014 e o Brasil não estava sob o impacto das denúncias recentes de toda corrupção que se está levantando nos grandes setores empresariais brasileiras, relacionados à exploração de petróleo e infraestrutura. No Brasil, novamente, o tema da corrupção ganhou espaço e gera grande discussão na sociedade e nos espaços republicanos. Corrupção também foi tema nacional em outros momentos: no suicídio de Vargas, na posse de Juscelino e no golpe de 1964.
A situação afeta muitas outras nações ao redor do mundo. “O Índice de Percepção da Corrupção 2013 demonstra que todos os países ainda enfrentam a ameaça da corrupção em todos os níveis de governo", disse Huguette Labelle, a presidente da Transparência Internacional. Estudiosos do assunto nos dão conta que todos os dias 230 crianças com menos de cinco anos poderiam ser salvas, bastando que as questões relacionadas com a corrupção fossem devidamente abordadas e disponibilizados os fundos necessários para se alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Estima-se que os países em desenvolvimento perderam cerca de 850 milhões de dólares em 2010, devido aos fluxos financeiros ilícitos (dados do Banco Mundial, em 2012). Somente a evasão fiscal, associada às perdas comerciais artificias embutidas nesta prática, custaram aos países em desenvolvimento cerca de 160 bilhões de dólares por ano. Isso é mais do que os U$ 128 bilhões de dólares que elas recebem de ajuda externa. A falta de transparência em torno dos verdadeiros donos das empresas e outras estruturas legais facilitam estes fluxos financeiros em larga escala.
O que fazer para combater a corrupção?
É comum acreditar que nada possa ser feito para mudar a situação, que o problema seja demasiadamente grande e que os corruptos sejam poderosos demais. No entanto, a Igreja de Cristo, os cidadãos comuns e as organizações da sociedade civil podem fazer a diferença! Abramo, da Transparência Brasil, acha que a pergunta mais importante a ser feita é: o que fazer para combater a corrupção? 
O combate à corrupção passa por ações coletivas que devemos encarar como nação. É a manifestação do pecado humano em forma sistêmica que contamina nossas práticas, nossos processos, os negócios, a aplicação da lei e da justiça. E, certamente, implica em atitudes que, como cidadãos e cristãos, somos chamados a contribuir pessoalmente. Nesse sentido convidamos à leitura do artigo O jeito Brasil de ser corrupto e a Igreja, do pastor e mestre em ética Lourenço Stelio Rega, na revista Ultimato (nº 343, julho-agosto 2013, páginas 24-26).
Cada cristão, seguidor e seguidora de Jesus Cristo, é sal e luz na sociedade onde vive. Temos o dever de sermos vigilantes e participar da vida em sociedade, fiscalizando e denunciando atos de corrupção, inclusive no espaço eclesiástico, nas denominações, nas instituições, nas empresas de comunicação e na política.
A Igreja precisa comprometer-se com ações de combate à corrupção
Nossa sociedade tem dado alguns passos positivos no combate a esse mal. A Lei de Acesso à Informação é importante para que haja controle social das verbas públicas e de sua destinação. Mas falta-nos ainda aprimoramento do controle social e mecanismos efetivos que punam os corruptores.
Dentre os evangélicos preocupados com este mal social, há dois anos, um grupo de irmãos e irmãs reuniu-se em Brasília para debruçar-se sobre este tema, na Consulta sobre Governança Pública e Transparência. Como resultado, com a liderança da organização cristã Tearfund, fundou-se um grupo chamado Ame a Verdade, com a participação da Aliança Evangélica e dezenas de outras organizações evangélicas que atuam em serviço à Igreja e à sociedade. Ame a Verdade se conecta com um movimento em nível global, chamado “Exposed”, apoiado pela Rede Miquéias e pela Aliança Evangélica Mundial, entre outras organizações internacionais.
Ao longo destes dois anos, cristãos de toda parte do mundo conduziram cultos, vigílias de oração, encontraram-se com políticos locais e nacionais e organizaram outras atividades para aumentar o nível de conscientização sobre a praga que se tornou o problema da corrupção. Inclusive aqui no Brasil.
Eles se uniram para lançar uma luz sobre todas as formas de práticas ilícitas, seja na vizinhança ou em outras partes do mundo: nepotismo, suborno, fraude, lavagem de dinheiro, discriminação, extorsão, preconceito, conluio, sigilo, favoritismo e evasão fiscal.
"O cuidado com o pobre está no coração do mandato bíblico e muitas organizações e pessoas em nossa família cristã estão devotadas em lutar contra a pobreza e os seus efeitos adversos sobre o povo”, disse o Dr Geoff Tunnicliffe, Secretário Geral da Aliança Evangélica Mundial (WEA). "Assim, a corrupção impede efetivamente o pobre de ser libertado de sua condição e, portanto, é um tema prioritário que precisa ser destacado e enfrentado."
Evangélicos contra a corrupção na cúpula do G20
Em novembro de 2014, cristãos de todo o mundo aproveitaram o encontro da Cúpula do G20 (o fórum das 20 nações mais poderosas do mundo) e reuniram-se em Brisbane, Austrália, para lançar luz sobre a corrupção. Como resultado da campanha “Exposed” que durou dois anos, o grupo lançou uma carta aberta de líderes cristãos (com apoio da Aliança Evangélica Mundial) e juntou milhares de assinaturas exigindo uma tomada de posição do G20 contra a evasão fiscal e outras formas de corrupção.
"Muitas das nossas Alianças Evangélicas Regionais (7) e Nacionais (129) e outros membros e parceiros têm estado ativamente envolvidos na campanha Exposed nos últimos dois anos”, disse o Dr Tunnicliffe. "Enquanto acompanhamos as conversações do G20 nesse fim de semana e observamos os resultados da campanha a nível global, vamos continuar fazendo a luz brilhar e expor a corrupção em nossa vizinhança e outros contextos."
A Igreja precisa comprometer-se contra a corrupção a partir da oração
Cremos que a oração é instrumento de mudança. Mudança que vem pelo agir de Deus. Mudança que vem pelo nosso agir em compromisso com a vontade de Deus que se estabelece em nossos corações em nosso viver como povo de Deus.
Oremos:
Ø  Para que os cristãos sejam luz e sal onde quer estejam e que sejam intolerantes com qualquer tipo de corrupção, lembrando-se que “o juízo começa pela casa de Deus” (1 Pedro 4.17).
Ø  Para que a igreja seja profeta do Senhor contra a corrupção, mas seja a primeira a dar o exemplo em suas práticas eclesiásticas e vida cotidiana.
Ø  Para que o povo de Deus tenha uma participação efetiva e que seja uma presença que ponha luz nos espaços onde se formulam leis e normas e onde se exerce controle social – os conselhos e as diversas formas de representação e controle social.
Ø  Para que as igrejas gerem filhos de Deus comprometidos com um mundo mais solidário e com menos cobiça, que é fonte de corrupção.
Ø  Para que sejamos intolerantes com a impunidade de quem quer seja.
Ø  Por todos que sofrem as consequências da corrupção, que são os mais pobres.
Ø  Para que a corrupção seja minorada e aplacada em todos os poderes e que os formuladores, gestores e aplicadores das leis sejam menos susceptíveis às diversas formas de corrupção.
Ø  Que, pelo exercício da cidadania, apoiemos a criação de mecanismos que evitem - e não somente combatam - a corrupção.
Ø  Que a igreja em geral e os cristãos em particular apoiem reformas políticas como instrumentos preventivos contra a corrupção.
 Brasil, 11 de abril de 2015
Aliança Evangélica Brasileira
        

segunda-feira, 13 de abril de 2015

MAIS QUE VENCEDORES


Romanos 8:31-39
Certa vez, li sobre a história do Sr. Back, a qual se passou em 1950. Ele era professor de uma humilde escola nos EUA. Após muitos anos de economia, juntou recursos para fazer uma viagem em volta do mundo num cruzeiro. Não conhecia nenhum outro país, seria uma excelente oportunidade para conviver com culturas diferentes. Estava animado com o passeio, mas sabia que teria dificuldades financeiras, por isso, antes de sair, preparou algumas coisas para comer na viagem. Cada momento das refeições, durante o percurso, ele pegava pão e manteiga dormidos e comia. Um dia, no convés, deparou-se com alguém, e começou a conversar sobre o cruzeiro. A pessoa perguntou-lhe se estava gostando das deliciosas comidas do cruzeiro. O professor respondeu que não podia comê-las, pois não tinha recursos suficientes para tal, mas estava comendo biscoitos com manteiga em seu quarto. O indivíduo sorrindo, disse: “As refeições já estão inclusas no preço do cruzeiro. Já comi deliciosas refeições!”
Em vez de nos recolhermos em nossos quartos e comermos bolachas com manteiga, devemos aprender a usufruir dos benefícios da nossa salvação em Cristo Jesus. Todo o preço já foi pago, temos somente que desfrutar da vida vitoriosa que o Senhor nos deu.
Estamos com Deus – V.31“Se Deus é por nós...?” Ele deu o seu único e bendito filho por nós. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3:16) Se aceitamos o Senhor Jesus Cristo como nosso Senhor e Salvador, somos seus filhos, adotados em Cristo, agora coerdeiros com Ele dos céus. Todos os nossos pecados foram pagos, portanto não há mais nenhuma condenação para nós. (Rm 8:1). O Evangelista João, eloquentemente, escreveu: “Filhinhos, vós sois de Deus, e já os tendes vencido; porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.” (1 Jo 4:4)
Somos intocáveis – V.31  “... quem será contra nós?” v.33 “Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus?” Nossas almas e nossos corpos pertencem ao Senhor, nada e ninguém nos poderá atingir sem a permissão do Senhor. As nossas lutas, dificuldades, nem mesmo a morte poderão derrotar-nos. O Apóstolo Tiago, em sua epístola, afirma: “Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações, sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança; e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.”  O Apóstolo Paulo afirma que estava convencido de que nem tribulação, angústia, perseguição, fome, nudez, perigo, espada, morte, vida, anjos, principados, ou qualquer outra coisa será capaz de separá-lo do amor de Deus que está em Cristo Jesus. Se somos filhos de Deus, devemos ter a convicção de que já temos vencido o maligno, e a certeza de que maior é aquele que está conosco do que aquele que está no mundo(I Jo 4:4). O propósito das nossas lutas e dificuldades é o nosso aperfeiçoamento.
Somos mais do que vencedores – v.37 “Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.”  Muitas vezes em nossas vidas somos tentados a achar que as nossas lutas e dificuldades nos vão derrotar. Sentimo-nos sozinhos e desanimados, porém a Palavra do nosso Deus é enfática, em Cristo nada nos poderá derrotar. Necessitamos tomar posse das promessas do Senhor, e olhar sempre para Ele, e nunca para a dimensão dos nossos problemas. Ele está conosco em todas as circunstâncias e nos fará vitoriosos, em Cristo Jesus.

Não faça a sua viagem, nesta dimensão da vida, como o professor Back, Deus já pagou um alto preço, a fim de que você desfrute do melhor que Ele tem para você. Aproprie-se pela fé das bênçãos do Senhor, saiba que Ele estará sempre contigo. Você é filho amado do Senhor, menina dos Seus olhos, nada poderá derrotá-lo, pois Ele já o fez mais que vencedor em Cristo Jesus.
                                     Rev. Liberato Pereira dos Santos