sexta-feira, 19 de março de 2010

O REINO DE DEUS

"Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhe serão acrescentadas." MT 6:33
Por que eu tenho de buscar o Reino de Deus? O que é esse Reino de Deus? Essa era uma expressão bastante empregada por Jesus. Creio, porém, quando Ele falava a judeus, ou quando o Evangelho foi escrito para judeus, preferiu-se usar a expressão "Reino dos Céus", porque os judeus, por temor, não gostavam de falar do nome de Deus. Mas, quando se falava para os gregos, usava-se o termo "Reino de Deus". Assim, creio que há uma equivalência nessas duas expressões. Ambas transmitem a idéia de que, um dia, Deus haveria de manifestar toda a Sua autoridade em todos os campos da nossa vida.
Os profetas do Antigo Testamento, como Isaías, por exemplo, anunciaram que um dia o Messias viria e reinaria a partir de Jerusalém. Durante os 400 anos que antecederam a vinda de Jesus Cristo, houve um período de silêncio profético, chamado período interbíblico, porque não houve nenhum profeta de Malaquias até João Batista. Durante aqueles 400 anos, os judeus ficaram debaixo da autoridade de gregos e debaixo da autoridade romana, e acabaram desenvolvendo fortemente esse conceito que os profetas haviam anunciado: um dia o Messias vai reinar. Um dia Ele nos libertará.
Esse pensamento estava muito presente, fervilhando, naqueles dias em que vem João Batista e diz: "O Reino de Deus está próximo! Arrependam-se!" Quando o Senhor Jesus Cristo vem, Ele também diz: "O Reino está próximo!" O que é que eles aguardavam? O que é que João anunciava? O que é que Jesus anunciava? Estava chegando o momento tão almejado em que Deus seria, de fato, a autoridade percebida na terra, de forma que todo mundo estaria debaixo da Sua autoridade. O Senhor Jesus entendia que este momento ainda não tinha chegado e Seus discípulos também
entendiam assim.
Mas, foi o Senhor Jesus quem disse que, no entanto, de alguma forma, esse Reino havia chegado. Observe o que Ele diz em Mateus 12.28: "Mas se é pelo Espírito de Deus que eu expulso demônios, então chegou a vocês o Reino de Deus." O que Ele diz aqui é que, através de Suas ações, se evidenciava que o Reino de Deus tinha chegado. Reino que ainda não tinha sido implantado totalmente. Nem Jesus acreditava nisso e nem nós acreditamos. O que havia eram manifestações do Reino: Jesus expulsava demônios.
Num momento de possível depressão e tristeza, quando estava na prisão, João Batista manda alguém perguntar para Jesus (Mt 11.2-6): "É você aquele que havia de vir?" E Jesus responde: "Os coxos andam, os cegos estão vendo, os surdos estão ouvindo. É chegado o Reino."
De alguma maneira Jesus, estava dizendo: "Escutem: esses são os sinais da chegada do Reino. O Reino chegou até vocês." Que Reino? Jesus falava do exercício absoluto da autoridade de Deus em todas as esferas do mundo conhecido. Portanto, a primeira definição de Reino é esse exercício absoluto da autoridade de Deus.
Através da nossa fé em Jesus o Reino de Deus é implantado em nossos corações, somos agora súditos do Rei, vivemos para Deus e não para nós mesmos. Saímos do reino das trevas para o reino da luz. Sendo assim, devemos buscar em primeiro lugar servir aquele que nos comprou com seu precioso sangue. Paulo consciente dessa verdade disse: "Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim." Gl 2:20.
Amados, como cidadãos do Reino de Deus sejamos obedientes aos seus preceitos, vivamos sob Sua completa direção. Rev. Liberato