quinta-feira, 5 de março de 2009

A INFLUÊNCIA DA MULHER CRISTÃ

Próximo domingo, 08/03, celebramos o Dia Internacional da Mulher. Na criação, Deus reconheceu que não era bom o homem viver sozinho. Ele precisava de alguém para completar o homem e assegurar a bênção contínua da criação. Quando Deus trouxe a mulher para Adão, o fato de a criação estar completa estava evidente. Pela criação da mulher, uma poderosa força de influência foi introduzida à humanidade.
A importância da mulher foi controlada pela necessidade de uma influência piedosa. A mulher piedosa é a que traz a essência da bondade, piedade e santidade ao mundo em sua volta, seja ela jovem ou madura. Paulo expressou este atributo em 1 Timóteo 2:10 – “porém com boas obras (como é próprio às mulheres que professam ser piedosas”). É evidente pelas suas ações que ela é o exemplo de mulheres piedosas.
Escrevendo a Tito, Paulo aconselha as mulheres mais velhas a ensinarem as mais novas a sua relevância como mulheres piedosas. “Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada” (Tito 2:3-5). A mulher piedosa é o exemplo de reverência e santidade no seu caráter e no seu trabalho.
No mundo em que vivemos, onde a mulher é desvalorizada ao ser apresentada como um objeto de prazer e luxúria, basta observar que a maioria das propagandas na mídia apresenta a mulher semi ou totalmente despida para vender seus produtos, razão por que se faz necessário que a mulher cristã se porte de modo que influencie com sua vida modesta e caráter íntegro. Pedro alerta as mulheres da seguinte forma: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus”. O que é importante (precioso) aos olhos de Deus é o que está no interior da mulher em vez da beleza exterior. Mulheres piedosas possuem o espírito quieto da mansidão e tranqüilidade, tementes a Deus.
Não tenho dúvidas de que por meio do trabalho de mulheres piedosas, que buscam apresentar-se como mulheres santas de Deus no relacionamento de filha, esposa, mãe, avó e sobretudo filha de Deus, o mundo poderá tornar-se um lugar melhor. Das mãos de mulheres piedosas podemos ver um poder de mudar o rumo da história. “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias.... muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. Enganosa é a graça, e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada” (Provérbios 31:10,29,30).
Mulheres cristãs, não deixemos que as práticas, idéias, filosofias e seduções do mundo presente as desviem do projeto de Deus para vocês, sejam de fato mulheres piedosas, procurem alinhar sua conduta na Palavra de Deus, pois Ela as conduzirão no caminho que agrada ao Senhor, e assim vocês influenciarão positivamente as gerações atuais e futuras.
Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher, que o Senhor continue sustentando cada uma com seu poder e sua infinita graça.

terça-feira, 3 de março de 2009

CRISE DE VALORES


A pós-modernidade prega a ética relativista, cada um tem a sua verdade. Aqueles que conseguem lembrar-se dos anos 50 sabem que a sociedade tem passado por uma transição moral radical. Liderada pelos meios de comunicação de massa, agora há uma aceitação quase da maioria de coisas que antes nem eram discutidas publicamente.
Vivemos hoje algo que a palavra de Deus nos apresenta em Romanos 1:24-32 (façamos uma leitura cuidadosa, não transcrito aqui por motivo de espaço).
Chega-se a um ponto em que a sociedade falha em fornecer um fundamento moral, bom o suficiente para dar aos seus filhos uma chance de serem cidadãos íntegros. Não é o suficiente abster-se de “isso ou aquilo”, principalmente se aprovam os que assim procedem. A única esperança da nossa sociedade é que os homens justos em todo lugar tomem posição e falem contra todas as formas de imoralidade e injustiça. Se isso não acontecer, Paulo nos diz que “Deus entregou tais homens à imundícia, pela concupiscência de seu próprio coração.”
É interessante como as pessoas freqüentemente reclamam sobre falhas morais de pessoas religiosas. O mundo parece ter um entendimento muito bom do padrão que Deus tem escolhido para seu povo e a falha dos cristãos em manter tal modelo traz inevitavelmente a crítica sobre nosso Senhor.
A imoralidade pode levantar suas idéias entre o povo de Deus. Mas se levantar, o Senhor deu ao indivíduo errante e à igreja uma maneira de lidar com isso (I Co 5). Se cairmos no pecado, devemos arrepender-nos prontamente e lembrar-nos das palavras de Efésios 5:3 – “Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos.”
Muitos que se chamam cristãos agora proclamam com orgulho sua participação em todos os tipos de perversões que nem eram conhecidas numa sociedade educada e sadia há trinta anos. Não-participantes freqüentemente se orgulham em sua liberalidade na aceitação daqueles que escolhem estilos de vida “alternativos”. Sexo antes do casamento e adultério raramente são denunciados fora e agora até dentro da igreja, já que parecem ser pouca coisa em comparação com outros atos de imoralidade “vulgar.”
Consideremos seriamente Romanos 1:24-32 e pergunte a si mesmo: Deus entregou a nossa sociedade? Veja também 2 Pedro 2:9.
Entendemos o significado de que somos peregrinos e forasteiros (2 Pedro 2:11)? Pedro estava falando a respeito da igreja quando disse, “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9).
Não há espaço para transigência na visão do apóstolo. Como indivíduos, devemos fugir de qualquer forma libertinagem; e instituições religiosas, que não ensinam claramente toda a palavra de Deus sobre assuntos morais, não estão em comunhão com Deus.
Os cristãos não podem alegar serem perfeitos, no sentido de não pecadores; mas não pode haver dúvida de que a igreja do Senhor deve ser o único santuário de moralidade neste mundo corrompido de hoje. Os mundanos podem usar as exceções, mas é exatamente isso que são – exceções aos modelos de honra e virtude.
Em contraste completo com as tendências deste mundo, devemos lembrar-nos das palavras do Mestre amado: “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16).
Rogamos ao Senhor que nos ajude a fazer diferença neste mundo perverso e tenebroso.