quarta-feira, 20 de maio de 2009

JOVENS, FORTES E CORAJOSOS

Uma palavra pastoral em comemoração ao Dia Nacional da Mocidade Presbiteriana.
Em muitas oportunidades, nas Sagradas Escrituras, Deus nos fala sobre sermos corajosos e ousados: “Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.” (2 Tm 1:7). “Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Js 1:9). Deus, portanto, nos vê e nos quer como filhos corajosos, porque Ele sabe que, para sermos cristãos verdadeiros, precisamos ter coragem.
A coragem na vida cristã deve ocorrer em todas as áreas, em particular quando somos atacados por tentações de todos os tipos. O difícil é ter coragem para resistir a esses ataques. Muitos não conseguem e se declaram incapazes de vencê-las. Mas Deus nos diz: 1 Co 10:13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. E mais, que a origem de nossas tentações são as nossas próprias cobiças:” Veja como podemos subsistir às tentações:
Ter coragem de identificar nossas fraquezas espirituais - Isso é complicado, porque temos uma inclinação de tentar ignorá-las, embora se mantenham no profundo de nossas almas. Se formos perguntados: “qual é seu defeito?”... pensamos, ficamos sem graça e geralmente afirmamos: “meu principal defeito é ser bom...” Ser bom é qualidade! Na verdade não conseguimos nos expor e dissimulamos. Nunca dizemos o que realmente somos.
A Bíblia esta cheia de exemplos de homens que tinham fraquezas - Ex 2.11 e Nm 20.8,11 revelam uma das fraquezas de Moisés, a ira, que o levou a quebrar as tábuas dos mandamentos escritas pelo próprio Deus e ferir a rocha em desacordo com a ordem de Deus. Em 1 Rs 19.5, Elias mostra sua fraqueza e falta de confiança em Deus, o que o levou à depressão. Gn 27.30 apresenta Jacó com seu defeito de enganador, pelo qual desestabilizou toda a sua família, devido ao seu desvio de caráter. Mt 26.34 indica que Pedro também tinha sua mazelas que eram a imprudência, autoconfiança e inconstância.
Quais áreas de nossas vidas devem ser confrontadas? Às vezes achamos que só as grandes falhas precisam ser tratadas, esquecemos as consideradas pequenas, quase imperceptíveis, como essas. Sejamos francos, não gostamos de lidar com essa questão, mas precisamos! Quando Jesus disse seria negado por ele, Pedro não admitiu sua fraqueza e, de pronto, retrucou: Não! Não demorou muito e negou o Senhor, não obstante antes tenha declarado que nunca o abandonaria. O que Pedro deveria ter feito era cair aos pés do Senhor e reconhecer sua fraqueza, sua inconstância. Quantas vezes, o Espírito Santo nos dá esta oportunidade! Ele mostra a verdade a nosso respeito, mas preferimos fazer de conta que não é conosco, olhamos para o outro lado, e muitas vezes imputamos ao nosso irmão. Mas a Palavra de Deus diz que a tentação “depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte.” (Tg 1.15)
Jovens, identifiquem suas fraquezas, veja quais são — pois, se você não tiver coragem para admiti-las, dificilmente conseguirá vencê-las. Busquem a Jesus. Ele é o único capaz de livrá-los e restaurá-los. Deus lhes quer dar a intrepidez para identificar sua fragilidade e fazê-los mais do que vencedores. Ele lhe deu o espírito de destemor, de ousadia. Seja forte e corajoso, Deus deseja usá-lo para transformar o mundo cruel e perverso. Aproveite a sua mocidade.
Rev. Liberato