terça-feira, 11 de setembro de 2012

SOMOS VERDADEIRAMENTE LIVRES?

           O que é Liberdade? Um conceito, uma idéia, uma teoria?  É isto e ainda mais do que isto, porque é um conceito, uma ideia e uma teoria pela qual vale a pena morrer. Muitos deram sua vida pelo ideal de liberdade. Podemos citar alguns casos mais conhecidos: Tiradentes.  Para defender a liberdade do nosso país ele colocou seu pescoço à forca; D. Pedro I. Foi para que o Brasil deixasse de ser colônia de Portugal que no dia 07 de setembro de 1882, às margens do Ipiranga, que o herói da independência bradou a célebre frase: “Independência ou morte!”; Martin Luther King Jr. Foi pelo sonho de viver numa sociedade livre de preconceito, exclusão, que esse pastor protestante e ativista político estadunidense organizou a marcha da liberdade, foi para a cadeia e acabou sendo assassinado.
Foi por uma liberdade muito maior, a nossa libertação espiritual, que Jesus Cristo, o Filho de Deus, o Emanuel, o Messias deixou sua morada celestial, nasceu de uma virgem, viveu nesta terra por 33 anos e morreu em uma cruz. Paulo descreve sobre esta liberdade em Gálatas 5:13: “Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade. Mas não usem a liberdade para dar ocasião à vontade da carne; pelo contrário, sirvam uns aos outros mediante o amor.” Graças a Deus Todo-poderoso que em Cristo nos faz verdadeiramente livre.

Somos chamados para viver em liberdade não para satisfazer a natureza pecaminosa, mas a liberdade para servir uns aos outros em amor. O tema central da carta de Paulo aos Gálatas é a liberdade. Essa epístola foi escrita por ele para refutar aqueles que estavam ensinando que os cristãos gentios deveriam obedecer todas as leis judaicas.

Cabem aqui alguns alertas: Em primeiro lugar, nós cristãos tornamo-nos tão acostumados à liberdade, tão convencidos de que é um direito dado por Deus e que podemos fazer praticamente tudo o que queremos que o conceito de liberdade não tem significado muito para nós. Tornou-se apenas uma palavra, apenas um conjunto de consoantes e vogais. O cristão precisa compreender que fomos livres, totalmente livres do pecado e não podemos mais viver sobre o seu domínio. Cristo nos resgatou do domínio das trevas para sermos filhos da luz, vivendo para o louvor de sua glória.

Em segundo lugar, como cristãos precisamos ver que ainda existem milhões de brasileiros que estão em cativeiro. Eles gostam de sua liberdade externa, os benefícios de sua liberdade política e as recompensas de sua liberdade econômica, mas ainda são escravos, como os negros trazidos nos navios negreiros no tempo da escravatura. Porém, nem sequer percebem isso. Nosso país está afundado na escravidão da corrupção, violência, imoralidade, pobreza, vícios, idolatria e tantas outras formas de aprisionamento. O Brasil está enfermo porque anda longe de Deus. O pior é que muitos não têm percepção e não discernem o quanto a nossa nação está enchendo o cálice da ira de Deus. O Brasil necessita de um verdadeiro libertador, que transforme o coração do seu povo. Uma liberdade que nasça de dentro para fora, que mude a natureza humana. Somente Jesus Cristo pode realizar esta obra grandiosa. É tempo desta nação se voltar para Deus, mas isto somente acontecerá se o povo de Deus, aquele que chama pelo Seu nome, ser o primeiro a se arrepender e reconhecer que está longe de Deus. (II Cr. 7:14).

O Povo de Deus em nosso país precisa pedir perdão pelos pecados da nação. As Sagradas Escrituras ensinam que cada um dará contas de si mesmo a Deus (Rm 14:12). Mas ela também ensina que quando o pecado é nacional, como membros da nação temos a responsabilidade de nos humilharmos diante de Deus. Na Bíblia, encontramos diversas vezes pessoas pedindo perdão a Deus pelos pecados da nação (veja Daniel 9:48) como forma de mostrar arrependimento e pedir a Deus que atue em favor da nação.

Amados, devemos orar e jejuar buscando um verdadeiro arrependimento diante de Deus, suplicando que Ele perdoe e transforme a nossa pátria dando-lhe a verdadeira liberdade.
                                                                                  Rev. Liberato