quinta-feira, 2 de abril de 2015

COMO TER UMA VIDA INABALÁVEL

Aprendemos muito com os salmos, pois neles os salmistas nos apresentam um Deus, que compreende a condição humana. Somos sujeitos aos mais diversos sentimentos, quando passamos por lutas e adversidades.
O salmo 62 nos ensina que, apesar das dificuldades que nos são impostas por nossa condição humana, podemos ter uma vida à prova de abalos e preparada para o fim. Para tanto, é necessário ter consciência de que confiar em coisas e pessoas é simplesmente inútil. O salmista diz no verso 5: “descanse somente em Deus”. Também afirma no versículo 9 que os homens, humildes ou importantes, “juntos não chegam ao peso de um sopro”. Sempre que confia em sua própria capacidade, nos seus próprios recursos (v.10) ou nas pessoas, o homem é abalado. Não podemos confiar em nossas próprias forças e muito menos nos homens.
Somos orientados pelo salmista a derramar o nosso coração diante de Deus nos momentos de aflições. No versículo 8 diz: “derramem diante dele o coração”. Aprender a derramar o coração, abrir-se com Deus em oração, chorar seus temores e anseios diante d'Ele não nos enfraquece, mas, ao contrário, nos fortalece. Isso nos ajuda e nos prepara para as agitações da vida e as coisas, que ainda estão por vir.
Devemos conhecer quem é o nosso refúgio. No Japão, as crianças crescem aprendendo, dia após dia, onde estão e como chegar aos refúgios, em caso de terremoto e tsunamis. Isso já faz parte da cultura deles. Com a nossa vida espiritual, deveria ser da mesma forma. É preciso saber o nosso Refúgio, que é Jesus. O verso 8 diz que Ele é o nosso refúgio. Ele é “torre alta”, diz o verso 6. Uma torre alta que serve de abrigo durante os tsunamis da vida. Devemos estabelecer nossa vida sobre a Rocha. Jesus é comparado a muitas coisas na Bíblia: Cordeiro, Noivo, Pão, Água, Videira. Mas a comparação aqui é forte para aqueles que querem ficar firmes diante dos abalos da vida e do fim que se aproxima. “Ele é a Rocha que me salva”, diz o verso 6. Jesus mesmo comparou aquele que não pratica aquilo que ele ensinou a um homem que construiu sua casa sobre a areia. Porém compara aquele que pratica seus ensinamentos ao homem que estabeleceu sua casa sobre a Rocha (Mt 7.26).
O Salmista nos mostra que o poder pertence a Deus, v.12, Não temos o poder e ninguém mais o tem. O poder pertence somente a Deus. Se quisermos ficar firmes durante os abalos da vida, é preciso lembrar que só Deus tem o poder.Devemos lembrar-nos ainda da fidelidade e justiça de Deus.Quem quer permanecer seguro precisa lembrar que Deus cumpre o que promete. Ele é fiel. Muitas das coisas que Jesus prometeu que iriam acontecer em Jerusalém e com o povo judeu já se cumpriram! Deus não falha. Outra coisa igualmente importante é que Ele é justo. O verso 12 diz que Ele retribuirá a cada um,conforme seu procedimento. Isso é justiça! Confie na justiça de Deus para não ser abalado.
Meus amados, em Deus podemos dizer como o salmista: “Não serei abalado!” (v.6). Entregue seu caminho ao Senhor, confie Nele e o mais Ele fará. Que o Senhor o abençoe mais e mais.
                                                                                                                    Rev. Liberato