quinta-feira, 8 de julho de 2010

QUALIDADES DA PALAVRA DE DEUS

A Bíblia é a Palavra, que Deus nos deu por meio dos homens. O salmista no Salmo 119 apresenta uma série de qualidades dessa poderosa Palavra. Destacarei duas:
A primeira, a Palavra é justa. Ela é marcada por integridade, pelo que é certo e o que é errado. Ela é marcada pela retidão. Versículo 164: “sete vezes por dia eu te louvo por causa das tuas justas ordenanças”. Ele reconhece aqui: “a tua Palavra traz para nós conceito do que é certo, e define o que é errado.” Deus não mudou de idéia e diz o seguinte: “se é certo para você, está bom, se é certo para mim, está bom.” Isto pode passar pela mente humana, não pela mente de Deus. Para Deus, certo é certo, errado é errado.
Por isso, ele diz que as Suas Palavras são justas. Quando aceito a Cristo, recebo-O e reconheço-O como autoridade na minha vida, não posso moldar Deus de acordo com minhas percepções. Não tenho que esperar Deus abençoar-me, de acordo com o meu pensamento. O que preciso é olhar as Escrituras e perceber o que é certo. Essa Palavra diz o que é o certo e o que é errado. No versículo 172 ele diz: “a minha língua cantará a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos.” A Palavra de Deus é reta, não tem desvios, revela exatamente o que é certo. De forma que você poderá consultar as Escrituras para saber, constatamos que é exatamente isto que o salmista faz. E então, o que eu faço nestas circunstâncias? Necessitamos de atenção, porque Deus diz o que é certo e também o que é errado.
O salmista diz que a Palavra é justa, mas também é prazerosa. Pela força de um poeta, através da linguagem, com o arranjo que é feito pela sua capacidade poética e pela inspiração de Deus. Observe o que ele diz no versículo 103: “como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para a minha boca!” Talvez seu caso seja semelhante ao meu. Não tenho grande apreciação por doces, mas, para eles, era uma iguaria. E talvez alguém pudesse colocar aqui, uma sugestão mais contemporânea de um doce, ou talvez você pudesse usar a sua linguagem conforme seu paladar, seu valor culinário. Então poderia dizer: “olha, a tua Palavra é mais saborosa do que uma picanha bem ao ponto. A tua Palavra é mais gostosa do que chocolate. A tua Palavra é mais refrescante do que uma coca-cola bem geladinha.”
Ela dá prazer a ele. Ele diz no versículo 131: “eu abro a boca e suspiro ansiando.” Há um desejo em seu coração, porque esta Palavra gera prazer. No versículo 111, ele diz: “Elas são a alegria do meu coração.” No 162, ele diz: “Eu me regozijo na Tua promessa.” No 174, ele diz: “A Tua Lei é o meu prazer.” Há aqui, um reconhecimento claro. As Palavras de Deus são prazerosas.
Amados, Sejamos guiados pela Palavra do Senhor, ela é justa e verdadeira. Apta para nos tornar perfeitos e perfeitamente habilitados para as boas obras. Em segui-la, há muito prazer na vida, pois bem-aventurado é o homem que Nela medita de dia e de noite. Amemos, pois, a Palavra e a guardemos em nossos corações, para nos deleitarmos com sua pureza e não pecarmos contra o Senhor. Rev. Liberato

O PODER DE JESUS PARA NOS SALVAR

“... sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia” ( II Tm 1:12).
Ao escrever estas palavras, Paulo encontrava-se preso em Roma, na eminência de seu martírio, mas para ele a tragédia pior e mais devastadora não era sair deste mundo, e sim sair dele despreparado para se encontrar e ficar diante de Deus no julgamento. Este é o grande perigo! Graças a Jesus, Paulo colocou sua confiança Nele, então a morte não o assustou.
Paulo acreditava na mensagem de Jesus sobre a preparação para deixar este mundo. Jesus queria que todos soubessem desse valor e usou uma linguagem prática para enfatizar seu ensino, confira em Marcos 9:42-48, você precisa conhecê-lo e jamais esquecer.
O relacionamento de Paulo com Jesus transformou sua crença em conhecimento: “Estou certo”. Quanto mais Paulo contemplava sua vida, mais sabia que colocar sua confiança em Jesus era a melhor escolha que poderia fazer. Ele sabia que o Senhor iria guardá-lo e nunca o deixaria ser tentado além de sua capacidade de resistir. De igual modo, nosso conhecimento vem quando nos aproximamos de Deus. Quando isto ocorre, começamos a pensar e falar cada vez mais sobre a vida eterna. Como Paulo passou a ter conhecimento e convicção de sua eternidade com Cristo, nós também podemos.
Para Paulo, “Jesus é poderoso” para “guardar” ou “manter” seguro a seus cuidados aquilo que lhe entregamos. Quando lhe entregamos o bem-estar eterno das nossas almas, precisamos saber que ele é poderoso, para guardar nossa salvação eterna e deixá-la bem segura. Nossas almas são protegidas pelo poder de Deus através da nossa fé.
Outra razão para a confiança de Paulo é que Jesus não é apenas poderoso para “salvar”, mas para “salvar para sempre” aqueles que “se chegam” (Hb 7.25). Quando vivermos pela fé, o poder de Deus nos mantém seguros como suas ovelhas, temos que continuar a seguir a sua voz.
Alguns só conseguem contemplar o poder de Deus em Sua atuação numa esfera material. Quando O buscam em suas necessidades materiais, em qualquer área, só observam o Poder de Deus, quando Ele resolve o problema. Nossa confiança no Senhor precisa ser tão forte quanto a de Paulo, precisamos acreditar que “ele é poderoso”, ainda que estejamos caminhando para a morte física, pois sabemos que nada nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo. Quando atingimos este nível de confiança, não somos abalados pelas tribulações da vida, caminhamos firmes com o olhar no autor e consumador da nossa fé.
Amados, deixemos nossa perspectiva e confiança serem como as de Paulo. Isso nos ajudará a viver na esperança hoje e amanhã, e nos levará ao dia eterno com a certeza de que em Cristo somos mais que vencedores.
Rev. Liberato