quinta-feira, 8 de julho de 2010

QUALIDADES DA PALAVRA DE DEUS

A Bíblia é a Palavra, que Deus nos deu por meio dos homens. O salmista no Salmo 119 apresenta uma série de qualidades dessa poderosa Palavra. Destacarei duas:
A primeira, a Palavra é justa. Ela é marcada por integridade, pelo que é certo e o que é errado. Ela é marcada pela retidão. Versículo 164: “sete vezes por dia eu te louvo por causa das tuas justas ordenanças”. Ele reconhece aqui: “a tua Palavra traz para nós conceito do que é certo, e define o que é errado.” Deus não mudou de idéia e diz o seguinte: “se é certo para você, está bom, se é certo para mim, está bom.” Isto pode passar pela mente humana, não pela mente de Deus. Para Deus, certo é certo, errado é errado.
Por isso, ele diz que as Suas Palavras são justas. Quando aceito a Cristo, recebo-O e reconheço-O como autoridade na minha vida, não posso moldar Deus de acordo com minhas percepções. Não tenho que esperar Deus abençoar-me, de acordo com o meu pensamento. O que preciso é olhar as Escrituras e perceber o que é certo. Essa Palavra diz o que é o certo e o que é errado. No versículo 172 ele diz: “a minha língua cantará a tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justos.” A Palavra de Deus é reta, não tem desvios, revela exatamente o que é certo. De forma que você poderá consultar as Escrituras para saber, constatamos que é exatamente isto que o salmista faz. E então, o que eu faço nestas circunstâncias? Necessitamos de atenção, porque Deus diz o que é certo e também o que é errado.
O salmista diz que a Palavra é justa, mas também é prazerosa. Pela força de um poeta, através da linguagem, com o arranjo que é feito pela sua capacidade poética e pela inspiração de Deus. Observe o que ele diz no versículo 103: “como são doces para o meu paladar as tuas palavras! Mais que o mel para a minha boca!” Talvez seu caso seja semelhante ao meu. Não tenho grande apreciação por doces, mas, para eles, era uma iguaria. E talvez alguém pudesse colocar aqui, uma sugestão mais contemporânea de um doce, ou talvez você pudesse usar a sua linguagem conforme seu paladar, seu valor culinário. Então poderia dizer: “olha, a tua Palavra é mais saborosa do que uma picanha bem ao ponto. A tua Palavra é mais gostosa do que chocolate. A tua Palavra é mais refrescante do que uma coca-cola bem geladinha.”
Ela dá prazer a ele. Ele diz no versículo 131: “eu abro a boca e suspiro ansiando.” Há um desejo em seu coração, porque esta Palavra gera prazer. No versículo 111, ele diz: “Elas são a alegria do meu coração.” No 162, ele diz: “Eu me regozijo na Tua promessa.” No 174, ele diz: “A Tua Lei é o meu prazer.” Há aqui, um reconhecimento claro. As Palavras de Deus são prazerosas.
Amados, Sejamos guiados pela Palavra do Senhor, ela é justa e verdadeira. Apta para nos tornar perfeitos e perfeitamente habilitados para as boas obras. Em segui-la, há muito prazer na vida, pois bem-aventurado é o homem que Nela medita de dia e de noite. Amemos, pois, a Palavra e a guardemos em nossos corações, para nos deleitarmos com sua pureza e não pecarmos contra o Senhor. Rev. Liberato

Nenhum comentário: