quinta-feira, 10 de julho de 2008

NA AFLIÇÃO, O SENHOR ESTÁ COMIGO

Dn. 3: 1-6
Na Babilônia, no campo ou planície de Dura, o rei Nabucodonosor reuniu pessoas de todas as línguas de seu reino para prestar homenagem aos deuses babilônicos. O rei construíra uma estátua de 30m de altura por 3m de largura toda folheada a ouro maciço. Aquela estátua, magnífica e impressionante, reluzia em meio ao campo de Dura, sob o sol quente da Babilônia. Ao som da orquestra, todos deveriam curvar-se em submissão perante aquela estátua, rendendo-se à religião pagã babilônica.
Ali, estavam três hebreus, Hananias, Misael e Azarias, cujos nomes foram trocados para Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, em homenagem a deuses pagãos. Os jovens faziam parte do governo de Nabucodonosor. Quando todos se curvaram diante da grande estátua, eles não se prostraram. Os invejosos logo correram para falar ao rei, a fim de que recebessem a punição. Foram amarrados e lançados na fornalha. O fogo consumiu apenas suas amarras e nada mais. Mas o curioso foi a pessoa de um Quarto Homem que o Rei e multidão contemplavam!
Não era um anjo qualquer que estava com eles na fornalha, e sim o Anjo do Senhor – Jesus! Ele não entrou ali somente para impressionar o rei, pois já havia feito isso antes (Dn. 2:47), interpretando o sonho de Nabucodonosor por meio de Daniel. Ele estava ali para salvar aqueles três judeus e honrar a fé deles.
Jesus estava enobrecendo a fé de quem se entregou a Ele de todo o coração. Nabucodonosor já havia visto a Sua glória e crido que o Deus de Daniel era Deus verdadeiro, mas não se entregou a Ele. Há um exemplo disto no Novo Testamento. (Jo. 2:23,24). As pessoas viam Jesus como Messias, mas não se entregavam aos cuidados de Deus. Desejavam apenas ver mais sinais. Jesus conhecia o engano em seus corações.
Uma coisa é acreditar que Jesus é o Filho de Deus, Salvador ou Redentor da humanidade. Outra coisa é confiar, unir-se a Ele e arraigar-se nEle. Ele não é apenas uma Pessoa histórica, antes, Ele é! Ele ressuscitou! Ele está aqui entre nós, comprometido com aqueles que são comprometidos com Ele!
Há dois tipos de compromisso. Primeiro: O compromisso com a nossa própria vida em relação a Cristo. Se temos apenaseste tipo de compromisso, geralmente estaremos falhando. Pensamos: “ninguém me conhece por aqui... que mal há em fazer isso ou aquilo... em estar aqui ou ali. A visão desse tipo de pessoa é pobre em relação a um compromisso maior, que nos leva ao segundo tipo. Segundo: O compromisso com a história que Deus está escrevendo. Com o Seu plano e propósito. Esta idéia associada à primeira tornará a nossa fé mais forte. Vejamos: Os judeus estavam na Babilônia, porque se tornaram idólatras em Israel. Deus os puniu levando-os para um país idólatra; na verdade, o berço da idolatria e o espiritismo. Era como se estivesse dizendo: “Vocês preferem a idolatria? Então irei conduzi-los para lá, pois se é isso que vocês querem experimentem-na e vejam os resultados!” Sadraque, Mesaque, e Abede-Nego tinham um compromisso consigo mesmos e com o plano de Deus naquele momento. Deus queria mostrar ao povo como Ele poderia livrar da morte aqueles que nEle confiam. Eles poderiam pensar como os demais: “Que mal há em nos ajoelharmos diante da estátua? Todo mundo vai fazer isso mesmo! Afinal, somos apenas três em meio a essa multidão! Deus os havia escolhido para naquele momento serem os instrumentos para uma renovação espiritual e eles não podiam falhar. Se falhassem levaria muito tempo para o Senhor preparar outras pessoas. Aquele era um momento histórico na vida de Israel. Deus estava desafiando os deuses pagãos dentro do quintal deles! Israel precisava ver isso! Eles estavam na Babilônia, mas não eram da Babilônia. Eles eram o povo de Deus. Pertenciam ao Reino soberano do Senhor! Um só pensamento ocupava a mente daqueles três judeus, de que eles não podiam falhar naquela hora. O povo já havia falhado em Israel seguindo deuses e costumes pagãos. Por outro lado, eles não queriam morrer, mas se dispuseram a isso, acreditando que Deus poderia livrá-los da fornalha.
Quantos cristãos hoje em dia estão trazendo para dentro da igreja práticas estranhas, rendendo-se ao mundo e a seus hábitos pecaminosos, deixando de confiar no poder do Nome de Jesus!
Vivemos num mundo em crise. A aflição é grande nas pessoas, nos governos e nos países, a qual ameaça destruí-los. A humanidade pensa há tempo em governo global, uma só moeda, uma só língua (o Esperanto), e por aí vai. Mas a resposta, ou a solução não está nesse caminho. Cada dia mais o homem se afasta de Deus. As igrejas estão cheias! Cheias do que? Cheias de pessoas que confessam o nome de Deus, mas cujos corações estão distantes d’Ele! Chamam Jesus, Senhor, Senhor, porém não fazem a sua vontade. Querem ver sinais, soluções, mas não querem aprender os princípios de vida que Deus oferece. Não querem mudar. Desafiam a Deus o tempo todo. Blasfemam contra Ele. Ele quer estar na nossa aflição.
Meus irmãos amados, sigamos o exemplo destes jovens valorosos e mantenhamos firme a nossa confissão de fé sabendo que o Senhor estará conosco em todo tempo, escrevendo nossa história e nada poderá frustrar seus planos. Rev. Liberato

TEOLOGIA SISTEMÁTICA - LOUIS BERKHOF


Amados, aqui está uma excelente obra teológica, indispensável para o estudioso. Este homem enfluencia o pensamento cristão ao longo da história.

Faça o download, e bom estudo:

terça-feira, 8 de julho de 2008

APRENDENDO A ANDAR COM OS IRMÃOS

A vontade de Deus é que vivamos numa família, o lugar por excelência para que experimentemos o relacionamento saudável uns com os outros. Queremos afinal um clube ou uma família? Assim, com uma visão distorcida dos relacionamentos destruídos em suas casas, as pessoas vêm para a igreja e pensam que, nela, deve ser do mesmo modo. Pais que sabem apenas condenar seus filhos e nunca lhes manifestam nenhuma expressão de carinho. Por outro lado, pais que não criam seus filhos sob a disciplina e admoestação do Senhor. Filhos que não obedecem aos pais nem lhes pedem nenhuma orientação. Anciãos e jovens que não aceitam nenhum parecer ou ensinamento de alguém mais experiente ou sábia. Pessoas que vivem totalmente para si mesmas, isoladas das outras.
O texto de João 12:24-25 fala-nos de duas coisas importantes: ANDAR SOZINHO: é típico daquele que não morreu para si mesmo, que busca seu próprio interesse, é egoísta. Levanta barreiras para se defender das pessoas, não aceita ajuda para suas fraquezas, apresenta uma falsa imagem, não compartilha suas necessidades. Quer conquistar por si só e mostrar como tem valor. Não morreu para si mesmo, não consegue interagir com outros, e, com efeito, tampouco produzir frutos. Quantos hoje caem porque não têm com quem abrir o coração, em quem confiar e quem os levante. O ANDAR COM OS IRMÃOS: Somos parte de um mesmo corpo (Rm 12:5). Os que não consideram suas vidas e alvos como a coisa mais importante, porque estão mais preocupados em AMAR e SERVIR a outros, vão dar muito fruto e preservar suas vidas eternamente. Para haver frutos, deve haver renúncia. Para andarmos uns com os outros, temos que:
COMPARTILHAR NECESSIDADES BÁSICAS e RECEBER PROTEÇÃO: Quando conhecemos as necessidades básicas uns dos outros, encontramos proteção e cobertura, descobrimos o caminho para supri-las, e nos sentimos felizes em poder ajudar. Ganhamos o senso de pertencer a um grupo. Sentimo-nos valorizados, porque somos amados ao receber ajuda, ou porque amamos, oferecendo cooperação. Em vez de sermos expostos à reprovação e envergonhados, encontramos auxílio e proteção mútua pela oração, intercessão, aconselhamento, suprimento material. Não estamos mais sós, e o inimigo não pode nos surpreender, somos um exército lutando todos em favor de cada um no nome de Jesus.
TER DISCIPLINA: devemos satisfação uns aos outros em amor. Tudo o que fazemos agora se reflete também em nossos irmãos, não somos uma ilha. Necessitamos praticar os mandamentos recíprocos (Rm 12 a 15). Não podemos andar desordenadamente. Paulo entregou um desordenado ao diabo para que houvesse uma chance de salvação (1Co 5:5). Somos membros uns dos outros e importantes uns para os outros.
VALORIZAR E RESPEITAR NOSSO IRMÃO: entendemos que cada um tem valor, que somos todos filhos do mesmo Pai. Somos uma equipe e precisamos do nosso irmão em campo conosco. Na hora do gol, ele é quem vai fazer o “passe” para você. Precisamos uns dos outros. Não nos concentremos nas falhas, mas nas virtudes. Antes de comentar as falhas de alguém, cite três virtudes de seu irmão. Entenda que cada um tem um limite. Respeitemos os limites. Pais, filhos, esposas, têm limites diferentes, em áreas distintas. Jamais enterre o talento por achar que você é muito limitado e não consegue nenhum êxito naquilo que faz. Todos podemos ser produtivos no Senhor e dar muito fruto. Nosso trabalho não é vão, quando feito para o Senhor.
CULTIVAR COMUNHÃO COM OS IRMÃOS: 1 Jo 1:7 fala de andarmos na luz. Não quer dizer que nunca vamos cometer erros, mas vamos repará-los e pedir perdão. Quando erro e sou corrigido, estou sendo aperfeiçoado, fortalecido, abençoado, apoiado. Sei agora como não errar mais. Se sabemos que nosso irmão tem algo contra nós, devemos ir até ele e eliminar as barreiras, em vez de esperá-lo vir até nós (Mt 5:23-26). As barreiras já foram desfeitas em Jesus, de modo que não precisamos ter pendências com ninguém. A Palavra de Deus diz: “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o Amor com que vos ameis uns aos outros...” (Rm 13:8-a). Devemos ter a iniciativa de andar na luz, na paz e na verdade com todos.
Fomos feitos para andar em comunhão e produzir muito fruto. Isto envolve o aspecto prático de nos EDIFICARMOS mutuamente (abençoarmos, ajudar, auxiliar) e nos MULTIPLICARMOS, alcançando outros que ainda não experimentaram o poder da vida do Corpo de Cristo. Isto começa em nossa família, na convivência com os nossos parentes mais próximos, e se estende aos demais que de nós se aproximam. Vamos ESCOLHER e DECIDIR andarmos juntos, atentando para as ponderações aqui registradas.
Rev. Liberato

segunda-feira, 7 de julho de 2008

COMENTÁRIO BÍBLICO - E-BOOK


Creio que todo estudioso da bíblia deve se acerca de material para o seu trabalho. Os comentários são excelentes fontes para nos ajudar a descobrir as preciosidades da Palavra de Deus. Evidentemente, devemos ser criteriosos, ao ler um autor extrair somente aquilo que é bom, usando esse critério podemos abrir o nosso leque, pois assim tomaremos conhecimento de vários pensamentos, sem perder o foco.

Faça o downloard e aproveite.