sábado, 12 de dezembro de 2009

TOMBOU MAIS UM MOIRÃO - SAUDADES

* 03/05/1914
+ 09/12/2009

"Homens dos quais o mundo não era digno"

Atrevo-me a tomar emprestado do escritor de Hebreus esse versículo. Já que minha admiração, carinho, amizade e amor transbordam neste momento.

Atrevo-me a ir além, e não somente tomá-lo emprestado, mas continuá-lo, não falando a respeito de Abraão, Isaque, Elias, Paulo, mas para tratar de um homem igualmente admirável.

A Bíblia nos exorta a honrar aqueles que merecem honra ( porque assim o Pai é glorificado ) e também a dividir os bens com aqueles que nos instrui... não quero dividir nesse momento os meus bens, pois sei que eles seriam poucos para expressar minha gratidão e alegria por tido o privilégio de pastorear um servo tão dedicado ao Reino de Deus, a quem aprendi amar o Pb. JOSIAS NOBRE BARRETO.

Quero repartir meu sentimento, meu coração com a familia Barreto nesse momento de consternação e saudade pela partida do marido carinhoso, do pai exemplar, do avó dedicado, do sogro companheiro e crente consagrado Pb. Josias Nobre Barreto. Fica para nós o legado do seu testemunho de integridade, honestidade, compromisso com a obra de Deus.

Que o Deus de toda consolação guarde a cada um.

Rev. Liberato

SUPERANDO O CANSAÇO DE MAIS UM ANO SEM DESANIMAR

1Rs 19.1-17
Estamos no final de mais um ano, o cansaço acompanhado de alguns objetivos não alcançados podem levar-nos ao desânimo. Pensamos até em desistir da luta. O episódio na vida de Elias, relatado no texto em destaque, convida-nos a reflexão. Nele podemos observar:
O desânimo surge até mesmo na vida do mais forte e preparado. Não pensemos que o desânimo é algo que só ocorre na vida de fracos. Não! Tal estado de espírito acomete qualquer um, inclusive os fortes, como foi o caso de Elias. Quem poderia dizer que um homem que falava com Deus ficaria em algum ponto desanimado? Então, não pense você que é imune ao abatimento. Fique alerta. Aprenda os sinais e razões que o levam à vontade de desistir. O Inimigo utiliza esta ocasião para afrontá-lo.
A realidade fica embaçada aos olhos de quem se deixa vencer pelo desânimo. Quando se deixa levar pelo desânimo, você coloca uns óculos que aumenta os problemas e impedem de enxergar a solução. O cenário fica distorcido. Deus está mostrando que a coisa não é tão feia como parece, mas, nessa situação, você percebe a questão maior do que realmente é, na saúde, em casa, no trabalho. Isso acontece, porque quando você se rende ao desânimo, desce, olha de cima para baixo. Nem atenta para a hipótese de que o Senhor está no controle da sua vida.
O desânimo começa a ser vencido quando você resolve sair da caverna.
O texto diz que Elias começou a fugir. O Senhor dá comida (pão sobre brasas e água) e diz que o caminho seria longo. Mas Elias tem um discurso ensaiado. Ele o repete duas vezes. “Senhor, só eu sobrei e também estão querendo matar-me...”. Ele nem para a fim de pensar que o Senhor acabara de fazer um milagre, ao preparar um pão sobre brasas no meio do deserto. Ele não vê que o milagre já começou. Ele continua abatido e entra numa caverna. O Senhor tem que perguntar o que ele fazia na caverna. Deus lhe manda que saia. Surge, então, um vento impetuoso, depois um terremoto, mas o Senhor não estava nessas manifestações. O Senhor estava no silêncio. Faça silêncio para ver o que o Senhor lhe vai dizer. Quando Elias sai do esconderijo, o desânimo começa a ser derrotado!
O Senhor já tem uma solução para a causa do seu desânimo. Fique atento ao Ele irá dizer e obedeça! Quando Elias sai da caverna, o Senhor lhe anuncia o que tinha que fazer. O Senhor diz: “Elias, você vai ungir um novo rei em Judá, outro rei em Israel e o seu sucessor... Eu já tenho tudo resolvido. E tem mais, Elias, você não está sozinho, não! Tem mais sete mil homens em Israel que permaneceram fieis a mim!”. Elias vai e obedece ao Senhor. Lembre-se que o Senhor é especialista em transformar a desgraça em bênção. Leia o Salmo 77. Asafe está desanimado. Acredita que o senhor o abandonou. Então, lembra-se do que o Senhor já fez. Isso alimenta o seu novo ânimo! Que você também use este recurso ao ficar desanimado. Lembre-se do que Senhor já fez! A maior maravilha que ele fez por você, embora sem merecer, foi enviar Seu Único Filho, Jesus Cristo, para morrer na cruz para perdão dos seus pecados.
Finalizo com as palavras do Apostolo Paulo, homem que tinha tudo para desanimar, desistir de seus planos, ao enfrentar tantas perseguições – internas e externas, humilhações e açoites, mas lutou até o fim: “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos. Trazemos sempre em nosso corpo o morrer de Jesus, para que a vida de Jesus também seja revelada em nosso corpo.” 2Co 4.8-10.
Que o Senhor renove suas forças para entrar em 2010 cheio de fé, esperança e confiança naquilo que Deus poderá realizar em sua vida e por meio dela.