sexta-feira, 30 de abril de 2010

A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO

Primeiro de maio é considerado o Dia do Trabalhador. De alguma forma equivocada o trabalho tem ganhado uma conotação negativa. Já ouvi por diversas vezes a expressão: “Se soubesse quem inventou o trabalho mandaria matar”. Aproveito ocasião para mostrar que o trabalho não é maldição, e sim, uma benção! Ao lermos a Bíblia, vemos que antes da queda da raça humana Deus dera tarefas ao homem, que deveria nomear os animais e cuidar do jardim. Trabalho não é resultante do castigo de Deus, mas faz parte integrante do processo criacional dEle para a raça humana, pois o homem não foi criado para a ociosidade. Após o pecado, foi que o trabalho ganhou a canseira e enfado.

Além do significado do trabalho para nossa afirmação enquanto ser, ele sempre foi a força motriz da prosperidade e do êxito humano. Alguém já afirmou sabiamente que “O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”.

Jesus cresceu num ambiente que valorizava o trabalho. Como criança aprendeu a profissão do pai ao lado de seus irmãos, por isso mais tarde foi conhecido como o carpinteiro. Os judeus tinham um ditado, que realmente fazia parte do cotidiano e de sua prática: “quem não ensina ao filho uma profissão, faz dele um ladrão”. Por isso, desde cedo, Jesus exerceu suas tarefas na carpintaria de seu pai, na condição de filho mais velho.

O trabalho é uma benção. “A ociosidade é como ferrugem: consome muito mais que o trabalho”. O homem precisa lutar diariamente para alcançar suas metas, atingir seus sonhos e objetivos. Sem o trabalho, o homem não tem honra. Infelizmente a má remuneração da mão de obra e a ausência de valor agregado ao trabalho fazem muitos crerem que o trabalho não compensa. O paternalismo do Estado assim como a falta de reconhecimento do valor do trabalho, manifesto num salário que não atende às necessidades do trabalhador, são fortes fatores de desestímulo e desencorajamento ao homem moderno.

A Palavra de Deus nos fala abundantemente sobre o trabalho: “Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento” (Pv 13.11); “A mão diligente dominará, mas a remissa será sujeita a trabalhos forçados” (Pv 12.24); O preguiçoso não assará a sua caça, mas o bem precioso do homem é ser ele diligente” (Pv 12.27); “O que lavra a sua terra será farto de pão, mas o que corre atrás de coisas vãs, é falto de senso” (Pv 12.11); “O preguiçoso mete a mão no prato e não quer ter o trabalho de a levar à boca” (Pv 19.24); “O preguiçoso morre desejando porque as suas mãos recusam trabalhar” (Pv 21.25). Todas essas afirmações são tiradas de um único livro no Antigo Testamento, que foi escrito antes da vinda de Jesus. Na verdade, poderíamos citar centenas de outros textos semelhantes.

No Novo Testamento, encontramos outra dezena de citações relativas ao valor do trabalho, mas, dada a exiguidade de nosso espaço, gostaria de citar apenas uma destas. “Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma. Pois, de fato, estamos informados de que, entre vós, há pessoas que andam desordenadamente, não trabalhando; antes, se intrometem na vida alheia. A elas, porém, determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranqüilamente, comam o seu próprio pão” (2 Ts 3.10-12).

Que o Senhor nos ajude a glorificar Seu Nome em nossos campos de trabalho.