segunda-feira, 8 de junho de 2015

VOCÊ É, VERDADEIRAMENTE, UM DISCÍPULO?

Em Mateus 5:1-12, encontramos as Bem-aventuranças, que poderiam ser nomeadas como: “A chave para receber a aprovação de Deus.” Bem-aventurado significa: “feliz”, “super feliz”, “alegre”. Elas representam o padrão de caráter desejado por Deus para cada cristão, aquilo que deve ser evidente na vida dos discípulos de Cristo. Vamos analisar as quatro primeiras:
Bem-aventurados os pobres de espírito -  Não se refere à pobreza material, e sim, a indigência, inferioridade aos olhos de Deus, em outras palavras, espiritualmente falido. Um bom exemplo é do Publicano, Lc 18:9-14, que orava a Deus reconhecendo-se pecador, pelo que não podia viver ser Deus e Sua orientação. Estava consciente de que, por méritos próprios, seria incapaz de salvar a si mesmo e nada podia fazer que o tornasse digno perante Deus. Acredito que, se existe algo que impede um relacionamento de intimidade com Deus em nossos dias, mais do que qualquer outra coisa, é o ORGULHO. Uma pessoa orgulhosa é o oposto do pobre de espírito. O fariseu se julgava justo, superior aos demais. Não há perdão e reconciliação, a menos que a pessoa chegue ao ponto de reconhecer: Sou pecador diante de Deus e necessito da sua graça e misericórdia. As grandes bênçãos são encontradas quando nos humilhamos diante do Senhor. Seja um discípulo pobre de espírito, renda-se completamente aos pés do Senhor diariamente.
Bem-aventurados os que choram – Não se refere ao choro por qualquer motivo, apesar de sabermos que Deus traz consolação ao coração partido. Mas o choro nesta bem-aventurança se refere a um coração compungido por causa do pecado que cometeu contra o Senhor. Um bom exemplo disso é o salmista Davi, quando escreve o salmo 51, ele sabia muito bem que havia pecado contra o Deus – adultério e assassinato – mas teve um coração verdadeiramente arrependido. Não podemos tratar o pecado como uma atitude ocasional, mas consciente da sua gravidade e consequência. Ele deve provocar tristeza em nosso coração, o choro do arrependimento, como fez Pedro. O Senhor promete que os que choram serão consolados, serão perdoados e receberão o conforto espiritual. Seja um discípulo que não se conforma com o pecado, mas se entristece profundamente quando faz algo que afronta o caráter do Senhor.
Bem-aventurados os mansos – Certamente não é alguém fraco, medroso, covarde, mas alguém que realmente entende sua relação com Deus e as outras pessoas. Uma pessoa mansa é alguém que tem autoestima equilibrada, afável, pacífica, ver-se como um mero ser humano, sem reclamações por status, poder. Por causa de sua compreensão de si mesma, é capazes de tratar os outros de forma adequada, gentil e com consideração. São capazes de seguir a regra de ouro: “Faça aos outros aquilo que gostaria de que lhe fizessem. ” O que caracteriza uma pessoa mansa, como deve agir o discípulo de Cristo? Como uma pessoa controlada, domada, e não indisciplinada, humilde e não orgulhosa, complacente e não vingativa, que tem domínio próprio e não se irrita facilmente.
            Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça – Significa desejar, mais do que qualquer outra coisa, o Reino de Deus. Para ele, em todos os seus dias, há um desejo forte de se agarrar às coisas de Deus e abastecer-se delas.        Fome e sede são apetites saudáveis que trazem alegria e satisfação quando são atendidos, mas são tormentos e torturas quando não satisfeitos. Uma pessoa que tem fome e sede de justiça nunca se sentiria satisfeito apenas com a leitura e oração no culto de domingo, mas busca ansiosamente o alimento diário, ou seja, uma vida devocional diária. Não se contenta em envolver-se apenas quando for conveniente no trabalho do Senhor, mas não se satisfaz enquanto não estiver totalmente envolvida com a obra de Deus. O Senhor está buscando discípulos que tenham fome e sede de justiça em nossos dias.

            Você é um discípulo pobre de espírito que reconhece sua necessidade absoluta de Deus? Que realmente chora arrependido pelos seus pecados, grato por sua salvação? Manso, compreendendo sua posição real aos olhos de Deus e tratando corretamente os outros? Tem fome e sede de Justiça, simplesmente não consegue viver sem Deus?

Nenhum comentário: