sábado, 30 de maio de 2015

COMO CONSTRUIR UMA FAMÍLIA CRISTÃ FORTE

Salmos 127:1-5
            Um repórter entrevistando um filipino, que estava trabalhando no Oriente Médio, fez a seguinte pergunta: Qual a sua motivação para suportar todas as dificuldades, discriminações, injustiças e solidão, enquanto trabalha noutro país? Ele respondeu: “Faço todo este sacrifício por minha família. Sendo um filipino, como estrangeiro, posso lhe dizer, por experiência, quão difícil é trabalhar num país com a cultura totalmente diferente da sua. Nós estamos fazendo todos estes sacrifícios para as nossas famílias. ” Mas, ironicamente, em vez de construir a família, a estatística mostra-nos outra história, casamentos desfeitos, filhos órfãos e vidas arruinadas.  Analisando melhor esta circunstância, percebemos que é impossível construir uma família bem sucedida e feliz sem Deus como o fundamento principal. O Salmo 127, diz exatamente isso: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam...”         Se queremos construir uma família forte, devemos colocar nossa total dependência em Deus.
Temos que olhar para Ele como O Construtor – v.1. Como pais, a nossa responsabilidade é treinar os nossos filhos e prepará-los para o futuro. Desejamos que eles sejam fortes, e os formamos de acordo com o conhecimento e experiências que adquirimos na vida. Mas as estratégias e disciplinas humanas são imperfeitas. Não podemos esq uecer que Deus é o verdadeiro dono dos nossos filhos. Ele é o verdadeiro construtor da nossa família. Assim devemos reconhecê-lO como o único chefe da nossa casa e construirmos nossa família de acordo com a Sua palavra. Sem isso, todo o nosso esforço será um fracasso, no final, a menos que reconheçamos Deus como o verdadeiro Senhor da nossa família.
            Deus usa colunas para construir a nossa família, quais são: Sua Palavra para edificar a nossa fé, a oração para construir nossa confiança nEle, o amor para nos ligar uns aos outros, o entendimento para formar o nosso caráter, o perdão para nos fazer compreensíveis e compassivos, o exemplo e os testemunho dos nossos pais para nos ajudar a construir nossas atitudes, a obediência para nos fazer Seus filhos. Cuide para que estes pilares estejam bem firmados em sua família.
            Temos que vê-lO como protetor – v.1 Neste mundo tecnologicamente avançado, o acesso dos nossos filhos às más influências e informações poluentes é quase impossível evitar. Todos nós, especialmente, nossos filhos somos vulneráveis aos ataques hostis que procuram destruir a família. Nossa proteção está constantemente em risco. Assim devemos admitir que somente Deus nos pode proteger com Seu poder onipresente.
            Deus usa cercas para proteger nossa família, quais são: Seu ensino para nos proteger das falsas crenças, a igreja e os irmãos para fortalecer nossas convicções, a família para proteger nossos corações, Sua presença para guardar a nossa alma, Seu amor do qual ninguém nos poderá separar.
            Temos que admiti-lO como provedor – v.2. A eficácia do nosso trabalho e cuidados dependem da operação e da providência de Deus, senão todo nosso esforço será inútil. “Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão de dores, pois ele supre aos seus amados enquanto dormem. ”
            Deus fornece tudo de que precisamos para construir nossos lares: O leite e o pão da Sua Palavra para nos alimentar, a água do Seu Espírito para nos refrescar e reavivar, favores e oportunidades para crescimento, sabedoria e habilidade, cura, emprego, amigos e parceiros, e além do que vemos e pensamos.
            Se Deus é o fundamento de uma família forte, então devemos construir a nossa família em Jesus. Jesus é a Rocha, a fundação forte da nossa casa. Devemos ouvi-lO e obedecer a Sua Palavra (Mt 7:24-25); Ele deve ser a nossa prioridade (Mt. 6:33); O Senhor e Rei da nossa vida, a quem entregamos nossa vontade e planos.

            Seja sábio, procure edificar sua casa sob a orientação do divino Arquiteto, assim nenhum vendaval poderá destruir sua família, pois Ele estará contigo sempre. Sua prole será abençoada e abençoadora. 
                      Rev. Liberato Pereira dos Santos

Nenhum comentário: