terça-feira, 1 de outubro de 2013

ALEGREI-ME, QUANDO DISSERAM VAMOS À CASA DO SENHOR!

                                                                                 Salmo 122:1image

Muitos cristãos não valorizam mais os momentos de celebração comunitária, contrariando, assim, o ensinamento bíblico a respeito do assunto. Não podemos desenvolver um cristianismo no isolamento, fora do corpo de Cristo, Sua igreja. O escritor da Epístola aos Hebreus, inspirado pelo Espírito Santo, escreveu: “Não deixemos de frequentar as nossas reuniões, como alguns costumam deixar. Ao contrário, procuremos animar-nos sempre mais, principalmente agora que vocês estão vendo como se aproxima o Dia do Senhor.” (10:25). Segundo a orientação bíblica, o cristão deve ser fiel à reunião dos santos na casa de Deus.

Para muitos, a reunião comunitária é opcional, por isso inventam uma série de desculpas, para não comparecer, quando na realidade é falta de interesse e obediência à Palavra do Senhor. Sentimos a ausência de cada membro no corpo, mas, na verdade, quem realmente perde são aqueles que não comparecem, pois é impossível ter um crescimento cristão saudável fora do corpo de Cristo.

Lembro-me da ilustração que conta a história de um pastor que foi visitar sua ovelha, que estava ausente das reuniões comunitárias. O Pastor indagou sobre sua ausência, e o irmão respondeu: “Eu acho que posso adorar bem a Deus sozinho sem estar na igreja.” Depois de refletir um momento, o pastor foi à lareira e retirou um tição em chamas e deixou fora, passado algum tempo ele foi apagando-se. O irmão entendeu a lição, e afirmou a seu pastor: “no domingo estarei na celebração com meus irmãos.”

Antes de admoestar os hebreus sobre a necessidade de frequentar as reuniões, o escritor da epístola faz a seguinte afirmação, no versículo 24: “Tenhamos consideração uns para com os outros....” Com isso, ele está ensinando que a comunhão com Deus não deve jamais ser algo egoísta. Também devemos ter comunhão com outros cristãos da congregação local. Ao que parece, alguns dos cristãos vacilantes se ausentavam da comunhão da igreja. É interessante observar que a ênfase aqui não é sobre o que o cristão recebe da congregação, mas sim sobre a contribuição que ele pode dar à congregação. A frequência fiel aos cultos da igreja encoraja e estimula o amor e as boas obras. Um dos principais motivos para essa fidelidade é a volta iminente de Jesus Cristo.

Esta exortação do escritor sobre a necessidade de se congregar é a quarta de cinco encontradas em Hebreus. Considero importante que você atente para elas, e veja como está desenvolvendo sua vida cristã: O cristão que começa a desviar-se da Palavr a (Hb 2:1-4), logo passa a duvidar da Palavra (Hb 3:7 - 4:13). Em seguida, torna-se tardio para com a Palavra (Hb 5:11 - 6:20) e "preguiçoso" em sua vida espiritual, o que resulta em desprezo pela Palavra e pela vida comunitária. No versículo 26, ele afirma que aquele que segue este caminho corre um sério risco de viver deliberadamente no pecado.

Meus irmãos, fica bem uma reflexão sobre como estamos na prática da vida comunitária. Se você tem sido frequente, continue firme, pois esta é a vontade de Deus para sua vida, mas, caso você não tenha dado muita importância, procure imediatamente rever seus conceitos e volte a frequentar a sua comunidade.

Deus o abençoe abundantemente.

Nenhum comentário: