sábado, 24 de julho de 2010

TRANSFORMADO PARA SER ÚTIL NO REINO DE DEUS

Há pessoas que começam bem, mas terminam mal. Elas têm um brilhante começo, mas um fim trágico. Assim foi a história de Saul, ungido rei de Israel, mas devido a sua desobediência a Deus perdeu o trono e morreu de forma trágica.



Graças a Deus, muitos também fazem o caminho inverso. Esses caminham para a frente. Aprendem com os fracassos e se levantam na força do Onipotente, para prosseguirem firmes e resolutos nas veredas da justiça. Podemos citar Davi, o pequeno pastor de ovelhas, que se tornou rei de Israel e, de sua linhagem, nasceu o nosso Salvador Jesus Cristo. Porém, agora, quero falar do jovem João Marcos.



Ele foi um cooperador (At 13.5). João Marcos era um jovem humilde e prestativo. Foi auxiliar de Barnabé e Paulo (At 13.5). Nesse tempo, João Marcos era ainda muito jovem e inexperiente, porém sentiu o desejo de acompanhar os dois missionários rumo à região da Galácia. Seu propósito era servir aos dois missionários separados por Deus para tão sublime tarefa.



Em certo momento, foi um desertor (At 13.13). Não sabemos os motivos, mas, no meio do caminho, João Marcos desistiu da viagem, apartou-se de Paulo e Barnabé e voltou para sua casa em Jerusalém. Faltou-lhe talvez coragem e maturidade para prosseguir. Faltou-lhe perseverança para não retroceder. Faltou-lhe forças para continuar servindo aos dois missionários da igreja. O fato, ao que parece, figura como um capítulo sombrio na vida desse jovem. Ele revelou-se um desertor. Ele recuou diante das dificuldades. Ele não teve coragem de seguir adiante.



Ele foi um missionário (At 15.36-39). Era tempo de voltar à segunda viagem missionária. Barnabé, porém, queria levar consigo João Marcos (At 15.37). Paulo, porém se recusou terminantemente dar uma segunda chance ao jovem desertor. Barnabé contendeu com Paulo, mas acreditou em seu potencial e não desistiu de João Marcos (At 15.38,39). Levou-o consigo para Chipre e fez dele um missionário. João Marcos tornou-se um homem valoroso nas mãos de Deus. Além de Barnabé, o apóstolo Pedro também investiu na vida de João Marcos, a ponto de chamá-lo de filho (1Pe 5.13). Esse jovem mais tarde tornou-se o escritor do primeiro evangelho, que leva seu nome, no qual destaca as gloriosas ações de Cristo, apresentando-o como servo perfeito.



Ele foi um homem útil (2Tm 4.11). Paulo estava preso numa masmorra romana. A hora do seu martírio havia chegado. Do interior desse cárcere insalubre e frio, Paulo escreve a seu filho Timóteo, rogando que ele fosse rápido vê-lo em Roma. Chama-nos a atenção uma recomendação do apóstolo a Timóteo: “Toma contigo Marcos e traze-o, pois me é útil para o ministério” (2Tm 4.11). O jovem, antes rejeitado por Paulo, é agora elogiado pelo mesmo apóstolo. Aquele, que um dia o abandonou no campo e não foi compreendido, é agora desejado. Paulo sensatamente muda de opinião acerca de João Marcos e deseja tê-lo ao seu lado antes de morrer. João Marcos fraquejou um dia na vida, mas se levantou. Ele nos mostra que é possível recomeçar, quando confiamos nossa vida às mãos de Deus.



Assim como na vida de João Marcos, nossas deficiências e fracassos não são motivos para ficarmos fora de ação, Deus pode transformar nossa vida e nos reabilitar, para sermos úteis em seu Reino.

Nenhum comentário: