terça-feira, 7 de outubro de 2008

FAMÍLIA NO ALTAR

A igreja não pode esquecer o cuidado com a família, por essa razão estamos introduzindo um momento especial de intercessão pela família em nossa igreja. Ela é o primeiro e o mais importante referencial para o ser humano na formação de sua personalidade, mesmo antes de seu nascimento.
É por esse motivo que a Bíblia - a Palavra de Deus aos homens - faz ênfase sobre a qualidade de vida que se experimenta no universo familiar. Ela é inegável fator de influência sobre as futuras relações de ajustamento/desajustamento do indivíduo ao meio social mais extensivo que o ambiente doméstico, à medida que evolui da infância para a maturidade em seu "conhecimento" do mundo. Depois da família vem a igreja, a escola e a sociedade em seus diversos segmentos.
A família está em primeiro lugar nas forças influentes, de caráter psico-social, na formação da mente nos primeiros sete a doze anos de vida de todo ser humano. Colhemos hoje uma geração de tantos conflitos sociais fruto do desajuste familiar, porque estamos perdendo a noção de família. Assim, podemos entender a razão do imperativo do sábio, que Deus fez o mais sábio de todos: "Instrui a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele" (Provérbios de Salomão 22.6).
O conselho da Palavra de Deus aos pais é o seguinte: "Estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te..." (Deut 6.6-7). Anote as palavras "no teu coração", "em tua casa" e "intimarás a teus filhos". Intimar é tornar íntimo. A educação dos filhos começa na educação dos pais. Não se pode transferir para a igreja, para a escola ou para a sociedade o privilégio e a responsabilidade da boa formação de "personalidades". OS VALORES COMEÇAM NO LAR.
Jesus Cristo afirmou: "Do que há em abundância no coração, disso fala a boca" (Mat 12.34). As conversas dos pais entre si e com seus filhos devem refletir pensamentos de Deus, os procedimentos diários precisam exemplificar conceitos e valores que os pais transmitem a seus filhos.
Há uma frase muito interessante, que merece toda nossa atenção: "Não há sucesso no mundo que compense o fracasso no lar". Os negócios, os bens materiais são de menor valor e permanência do que as vidas de pessoas que existem em decorrência do amor conjugal. São vidas que precisam ser construídas, fortalecidas, nos primeiros doze anos de existência. Depois, colhem-se os frutos do que se plantou. A Bíblia adverte: "Tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gal 6.7).
Coloque sua família em primeiro lugar, depois de Deus. E alegre-se com os resultados!
Como IPN, valorizaremos as famílias, o bem maior que Deus nos deu aqui na terra, por isso vamos juntos interceder por elas para que de fato sejamos luz e sal da terra.
Que o Senhor nos ajude a cuidar bem das nossas famílias.

Um comentário:

otavio disse...

Gostei muito do que o senhor fala sobre família, também acho de extrema importância um lar onde se tenha comunhão, carinho e diálogo entre cônjuges, pais e filhos e que acima de tudo vivam na presença do Senhor Jesus.

Um grande abraço para todos e especialmente para o meu eterno aluninho Matheus que está tão lindo.
Leide IPB Tx. de Freitas Bahia.