terça-feira, 24 de junho de 2008

RECONSTRUINDO OS MUROS

Lemos, no livro de Neemias, que este, após obter autorização do rei Artaxerxes para a reconstrução de Jerusalém, chega à cidade destruída, durante a noite, sai pelas ruas para avaliar a situação, quando retorna, reúne os homens de Jerusalém e declara seus planos, que são aceitos imediatamente, e a obra começa.
Porque era tão importante reconstruir os muros? Resposta: Sem os muros, não havia separação dos inimigos; com os muros rachados, a cidade estava sem proteção, os inimigos entravam e saíam à hora que queriam, seu paganismo, sua idolatria e maus costumes continuavam dentro dos muros de Jerusalém. Neemias então diz: "edifiquemos os muros e deixemos de ser vergonha. (2:17)". Com os muros erguidos a cidade se fortalece e os inimigos ficam do lado de fora. No capítulo 6:15, lemos que a obra acabou em 52 dias.
Poderíamos parar por aqui, adorar a Deus pela vitória que
foi dada ao seu povo, a história estaria terminada, porém as coisas são bem mais do que isso. A reconstrução foi feita, mas diante de muita oposição, o que ilustra, no plano espiritual, que poderemos separar-nos do pecado e do mundo, todavia precisamos estar determinados em nosso propósito.
Para reconstrução dos muros, Neemias enfrentou certo risco, zombaria, ataques, calúnias e traição – 4:1-3. Uma das armadilhas mais usadas por Satanás é a desvalorização pessoal, e foi a primeira que ele usou contra Neemias. Vejam o que as pessoas diziam: Fracos judeus (v.2). Vocês são fracos, desqualificados, não são especialistas em muros. Vocês acham que vão mesmo terminar esta obra? Desistam vocês nunca irão terminar isso, seu Deus não liga para vocês, para que vão oferecer sacrifícios a esse Deus?
Muitas vezes em nossas vidas, estamos desejosos de levantar muros, talvez você tenha o seguinte propósito em seu coração: Vou consertar os muros da minha vida como disse o filho pródigo: "Levantar-me-ei e irei ter com meu Pai", talvez você diga: vou colocar o pecado do lado de fora como fez o filho pródigo "pequei contra o céu e diante de ti", pode, então, ter certeza de que Satanás vai tentá-lo a desistir, vai rir de você, vai
dizer você é muito fraco para fazer isso, você não tem coragem, Deus não se importa com você, você já caiu uma vez e vai cair de novo.
Quando alguém almeja viver uma vida que agrada a Deus, ele vai ser motivo de zombaria, às vezes até de seus irmãos. Muitas vezes quando alguém quer voltar atrás e colocar melhores padrões morais em sua vida, ele vai sofrer perseguição, calúnias e ataques. A Bíblia já adverte: Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. (2 Tm 3:12)
Meu irmão, se este tem sido seu propósito, fique firme! Neemias não confiava em si mesmo, porém dizia "O Deus do céu é quem nos dará bom êxito", lembre-se das palavras de Paulo em (Fil. 4:13): "Posso todas as coisas naquele que me fortalece". A vontade de Deus é a nossa santificação, e de acordo com Pedro temos que adicionar à nossa fé a perseverança, não dê, pois, ouvidos ao inimigo, mas prossiga em sua obra de restauração, não desanime, pois assim fizeram Neemias e o povo, com ânimo fecharam os muros até a metade (Neemias 4:6).
Lembre-se: mesmo em meio a zombaria, ataques, calúnia e traição, a obra foi concluída em 52 dias. Não se preocupe se ao tentar consertar sua vida você sofrer ataques. Lembre-se: esses ataques podem vir até de dentro da sua própria casa ou igreja. Tenha sempre em mente esta grande verdade: "Deus dos céus é quem nos dará bom êxito."
Rev. Liberato

0 comentários: