segunda-feira, 28 de março de 2011

A MISSÃO INTEGRAL DA IGREJA

Jesus contemplou a multidão e percebeu-a aflita, desamparada, sem direção, como ovelhas sem pastor. Como Supremo Pastor que é, compadeceu-se dela e orientou seus discípulos para que clamassem ao Pai a fim de que Ele mandasse trabalhadores para Sua seara. Trabalhadores dispostos a cuidar dela, que gastassem tempo de oração por e com ela. Trabalhadores que, a exemplo de seu Mestre, pudessem olhar nos olhos da multidão e perguntar: “o que queres que eu te faça?” Alimentá-la, curar suas feridas físicas, emocionais e espirituais tão somente pelo nome de Jesus. Isso é, na verdade, cumprir nossa missão aqui na terra como igreja, evangelizar, proclamar e viver o Reino de Deus.


Em Lucas 17:20-21, Jesus afirmou: "O Reino de Deus não vem de modo visível nem se dirá: “Aqui está ele”, ou “Lá está”; porque o Reino de Deus está dentro de vocês". O Reino de Deus trata-se da presença e da obra do Senhor Jesus atuando “dentro”, no “meio” e “por intermédio” daqueles que crêem e confessam Seu Nome. Como igreja, manifestamos o Reino de Deus, quando vamos ao encontro das demandas e necessidades sociais, emocionais e espirituais onde estamos inseridos.


O grande desafio para a vivência de um cristianismo verdadeiro é tornar visível por nossas palavras e atos o Reino de Deus, que está dentro de nós. Somos chamados por Deus para expressarmos Seu reino aqui e agora.


Estamos no mundo e Jesus pediu ao Pai que não nos tirasse dele, mas nos livrasse do mal, razão por que devemos fazer brilhar a nossa luz diante dos homens para que eles vejam as nossas obras e glorifiquem a Deus que está nos céus, pois somos o sal da terra e a luz do mundo. Deste modo, não podemos viver alienados e indiferentes aos fatos e problemas que ocorrem na sociedade, cheios de injustiça e opressão que trazem sofrimento às pessoas. Sem perder nossa identidade, devemos identificar-nos com as dores humanas e existenciais vividas e experimentadas pelas pessoas, denunciar a prática do pecado, injustiças e anunciar o amor e misericórdia de Deus, por meio de nossas palavras e ações. O Evangelho é o poder de Deus para libertação do homem do pecado, que o separa de Deus e o faz egoísta, violento e maledicente.


Como a igreja neotestamentária, temos de, pela unidade e oração, buscar o poder e ousadia, para anunciar a Palavra àqueles que estão perdidos e sem esperança. Não podemos ficar nas quatros paredes de um templo, no ostracismo, mas fazer diferença em nosso meio, sem medo das ameaças e perseguições.


Nosso propósito neste ano é termos uma atuação mais incisiva no meio social e, para isso, é necessário que cada membro entenda bem seu chamado, saiba que foi escolhido para servir e não ser servido. Deve engajar-se e contribuir de alguma forma para que nosso bairro e nossa cidade sejam impactados pela nossa ação como igreja do Senhor Jesus. Queremos fazer diferença em nossa comunidade através de uma missão integral.


O pastor René Padilha escreveu: "A Igreja com missão integral encarna os valores do reino de Deus e testifica o amor e a justiça revelados em Jesus Cristo, no poder do Espírito, em função da transformação da vida humana em todas as suas dimensões, tanto em âmbito pessoal como em âmbito comunitário."


Assim,desejamos pregar o evangelho por meio daquilo que falamos e fazemos, servindo com amor e atitudes concretas às pessoas em suas necessidades físicas, emocionais e espirituais, praticando as palavras do Salmista: “faz justiça aos oprimidos e dá pão aos que têm fome; que liberta os encarcerados, abre os olhos aos cegos, levanta os abatidos, guarda o peregrino, ampara o órfão e a viúva." (Sl 146: 7 a 9).


Meus amados irmãos, vamos juntos em unidade e oração buscar o poder de Deus para desempenharmos com ousadia e intrepidez a nossa missão. Coloquem-se à disposição do Reino, procurem comprometer-se em um ministério, exercitem o dom que há em vocês e seremos, assim, uma bênção nas mãos de nosso Rei Jesus.

Nenhum comentário: